Alerj realiza ação gratuita de saúde bucal no largo da carioca

Iniciativa, com mais de 60 atendimentos odontológicos, foi realizada pela Comissão do Cumpra-se com apoio do Departamento Médico da Casa

A Comissão de Representação para o Cumprimento das Leis (Cumpra-se), da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), promoveu na manhã desta terça-feira (24/10) uma ação em prol da Saúde Bucal da população em três tendas montadas no Largo da Carioca, no Centro do Rio.

A iniciativa contou com a parceria do Departamento de Assistência Médica da Casa e resultou em mais de 60 atendimentos feitos pelos quatro dentistas disponibilizados pela Alerj. Após a revisão clínica, cada pessoa atendida ganhou uma cópia da Lei 8206/18, que garante atendimento odontológico gratuito em toda rede pública, além de um kit de higiene bucal e de uma lista com as unidades que prestam esse tipo de serviço oferecidos pelo Governo do Estado.

A iniciativa tem o objetivo de fazer valer a lei, assim como cobrar a ampliação nos pontos de oferta do serviço odontológico público nas unidades do Estado.

Moradora do Rio Comprido, Anastácia Carlos Agostinho, de 52 anos, gostou da iniciativa e já saiu de uma das tendas de atendimento com encaminhamento para realizar seu tratamento em uma unidade de saúde pública. "Fizeram uma avaliação e me aconselharam ir à uma Clínica da Família para restaurar um dente que caiu depois de um mal atendimento. Eu nem sabia que era possível ter cárie depois de um tratamento de canal, gostei muito desse atendimento", disse.

Leia também: Vereadores apresentam projetos ao Executivo

Surpreendido com as tendas montadas no Largo da Carioca, Edem Carvalho, de 53 anos, aproveitou para fazer uma verificação odontológico em uma das tendas montadas. “Passei por uma revisão e fui presenteado com um kit. Fiz uma extração recentemente e gostaria de repor o dente, tendo sido encaminhado para tratamento numa unidade pública de saúde. Cuidar dos dentes é muito importante e vejo esta iniciativa como fundamental para a população”, comentou.

"Percebemos que a maioria das pessoas atendidas têm ausência dentária, além de extrações a fazer. Recebemos um paciente que tinha 25 dentes ausentes, dos 28 de uma arcada completa. E os que restavam, estavam praticamente perdidos. A ação foi excelente, fizemos um trabalho de conscientização com os pacientes que precisam buscar tratamento odontológico. A saúde começa pela boca", pontuou Dr. Rafael Campelo, dentista do Departamento Médico da Alerj.