Governador participa do seminário Liberdade de Expressão, Redes Sociais e Democracia

Cláudio Castro afirmou que quando se fala da transformação digital, é importante citar que existe um bem fundamental que é a verdade

 O governador Cláudio Castro participou, na segunda-feira (13/03), do seminário ‘Liberdade de Expressão, Redes Sociais e Democracia’, realizado no auditório da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O evento, que acontece até o fim da tarde, tem como objetivo debater a governança digital contemporânea sob a ótica do Estado Democrático de Direito, assim como questões transversais sobre proteção de dados, inteligência artificial e suas regulações, tecnologia, comunicação e liberdade de expressão.

O governador Cláudio Castro destacou a importância da discussão desses temas, especialmente no momento atual em que as redes sociais e a internet desempenham um papel fundamental na disseminação de informações e na formação da opinião pública.

– A transformação digital é algo inegavelmente positivo e não à toa fizemos uma secretaria para tratar esse tema. Acredito que assim conseguimos aproximar o poder público das pessoas. Quando falamos nessa transformação, é importante citar que existe um bem fundamental que é a verdade. Sem verdade não há liberdade, e sem liberdade não há democracia. Por isso, a importância deste debate para discutirmos como combater da melhor forma a questão das Fake News, da inverdade e do desserviço – afirmou o governador.

O seminário contou com a presença de outras autoridades e representantes de órgãos estaduais e federais como os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Luis Felipe Salomão, o Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado, Ricardo Cardozo, o Procurador-geral de Justiça do Estado, Luciano Mattos, o Presidente da FGV, Carlos Ivan Leal, além de outros convidados.

Leia também: SECRETÁRIO DE MEIO AMBIENTE DESTACA AÇÕES EM BELFORD ROXO

– Estamos aprofundando o debate nacional de três fatores indissociáveis: liberdade de expressão, redes sociais e democracia. A democracia e a liberdade de expressão sempre foram o mesmo lado da moeda. Sabemos que as relações sociais são fluidas, pois estão sempre nos transformando e encontrando formas e mecanismos para refletir os sentimentos de um povo extremamente complexo. Se tivermos que resumir a necessidade desse novo momento em uma única palavra seria equilíbrio. Contra a desinformação é preciso ter a informação, e o jornalismo profissional é um aliado nessa missão – pontuou o presidente Câmara dos Deputados, Arthur Lira.

Nas palestras e debates estão sendo discutidos temas como a influência das redes sociais nas eleições, nos protestos ocorridos em janeiro de 2023, a proteção de dados pessoais, a liberdade de expressão e a responsabilidade civil e criminal dos usuários das redes.

– A comunicação transversal gerou muitos fatos novos e distorções. Ela introduziu uma volatilidade na sociedade e infelizmente tem gente que manipula isso.  Divergência de opinião não está em causa, mas sim essa fronteira entre saber diferenciar a divergência de opinião da manipulação. É uma discussão muito importante não só no Brasil, mas todo o mundo está enfrentando essa questão com diferentes soluções. Por isso a necessidade de estarmos aqui hoje – declarou o presidente da FGV, Carlos Ivan Leal.

MEDCOR Exames Cardiológicos