Consumidores aproveitam ação do Procon-RJ para negociar desconto e zerar dívidas

Durante 15 dias, bancos, concessionárias de serviços públicos e empresas de telecomunicações oferecem condições especiais aos endividados

Consumidores do Rio já aproveitaram o primeiro dia da ação de renegociação de dívidas com descontos do Procon-RJ.

Até o dia 5 de agosto, há oportunidade para devedores quitarem contas atrasadas com condições especiais.

– A cada semana o consumidor terá a chance de negociar com um tipo de segmento. Na primeira etapa, a negociação é com os bancos, na seguinte, serviços públicos, e depois, empresas de telecomunicações – explica o governador Cláudio Castro.

Até 22 de julho, participam os bancos e instituições financeiras (Bradesco, Santander, Itaú, Caixa, Banco do Brasil e BMG). Na segunda semana, de 25 a 29 de julho, serão as concessionárias de serviços públicos. Entre as empresas já confirmadas estão Naturgy, Light, Cedae, Zona Oeste, Enel, Grupo Águas do Brasil (Juturnaíba e Niterói), Águas do Rio e Iguá. Na terceira semana, de 1º a 5 de agosto, será a vez das empresas de telecomunicações Oi, Claro e Tim.

Leia também: Corpo de Bombeiros interdita 22 ferros-velhos no Rio de Janeiro

Maria Telma Sacramento da Silva, de 62 anos, fez uma compra no cartão de crédito em 2018 para ajudar uma amiga, mas após a primeira parcela paga, ela ficou sem receber o restante e sem conseguir quitar a dívida. Na época da compra, o total investido foi de R$ 3 mil e hoje a dívida está em quase R$ 10 mil.

- Preciso do nome limpo. Não imaginei que fosse ficar nessa situação. No passado as pessoas tinham palavra e eu acreditei, mas quem ficou com o nome sujo fui eu. Essa ação é a única forma de resolver a dívida – disse Maria Telma.

O aposentado Silvio Fernando Valência Calábria, de 78 anos, fez uma compra no cartão de crédito, não conseguiu arcar com o pagamento, e recorreu à ação do Procon para sanar a dívida. O resultado foi satisfatório.

- Graças a Deus a dívida não estava muito alta. Conversamos, houve negociação e vou parcelar. Não sei o que eles fizeram, mas fiquei satisfeito com o resultado. Agora estou tranquilo – confessou o aposentado.

Maior ação já feita pelo Procon

O Procon-RJ vem realizando ações de negociação de dívidas com diversas empresas, de forma virtual e presencial. A que começou hoje é a maior já realizada.

– Consumidores e fornecedores podem chegar a um acordo favorável para ambas as partes. As empresas participantes assumem, junto ao Procon, o compromisso de apresentar condições mais favoráveis do que as oferecidas fora do evento. Em março deste ano, durante a última ação, tivemos acordos que chegaram a 99% de desconto em dívidas de cartão de crédito – afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico e presidente do Procon–RJ, Cássio Coelho.

A ação está sendo feita na sede do Procon-RJ (Av. Rio Branco 25 no 5º andar, Centro do Rio). Qualquer consumidor pode participar. A distribuição de senhas é realizada das 10h às 14h. É importante levar o contrato, extrato ou nota da comprovação da dívida, além de documentos como RG, CPF e comprovante de residência.

MEDCOR Exames Cardiológicos