EUA proíbem entrada de viajantes que passaram pelo Brasil

Medida entra em vigor no dia 29 de maio

EUA proíbem entrada de viajantes que passaram pelo Brasil REUTERS Eric Thayer Direitos ReservadosO presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou no domingo (24/05) um decreto que proíbe a entrada de viajantes que passaram pelo Brasil nos últimos 14 dias.

A medida foi tomada devido aos casos registrados do novo coronavírus e deve entrar em vigor em 29 de maio.

De acordo com o comunicado divulgado pela Casa Branca, a restrição é necessária para “proteger o país” da contaminação pelo novo coronavírus. A medida não será aplicada aos cidadãos norte-americanos, residentes e filhos de residentes menores de 21 anos.

Mais cedo, o consultor de segurança nacional da Casa Branca, Robert O'Brien, informou que a medida seria tomada ainda no domingo. O'Brien disse que os Estados Unidos também analisarão as restrições para outros países do Hemisfério Sul.

A proclamação presidencial também não se aplica a pessoas a bordo de voos programados para chegar nos EUA que tenham partido antes desse horário no dia 29 de maio. 

Em março, o Brasil implementou restrições semelhantes à entrada de estrangeiros, inclusive dos EUA, prorrogando a medida por duas vezes desde então. As restrições que continuam em vigor são medidas de saúde pública para reduzir o potencial de transmissão do vírus. 

Atualmente, o Brasil está em segundo lugar no número de casos confirmados da covid-19, perdendo justamente para os Estados Unidos, que já contabilizam mais de um milhão e seiscentos mil casos e quase cem mil mortos. (Com informações da Agência Brasil e Rádio Mais)