Juízes querem escolher presidentes de tribunais

  • Published in País

Juízes estaduais, federais e do Trabalho querem escolher por meio do voto os presidentes e vice-presidentes dos tribunais. Eles protocolaram nesta segunda-feira (31), no Rio de Janeiro, requerimento com o pedido de mudança no processo. Com a participação no pleito, no qual votam apenas desembargadores, os juízes desejam fortalecer a democracia interna e transparência. De acordo com o juiz Paulo Périssé, presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 1ª Região, a participação dos juízes nas eleições aumenta a legitimidade da presidência para fazer mudanças que melhorem o atendimento, principalmente na primeira instância.

 - Muitas vezes nos perguntamos: por que constroem um tribunal suntuoso, enquanto as varas estão sem equipamento de trabalho?”. Para ele, com a participação dos juízes nas eleições, será possível “ampliar o compromisso de quem dirige em relação à base”. Com os juízes elegendo, o dirigente vai ter que investir – disse.

O presidente da Associação dos Juízes Federais do Rio de Janeiro e Espírito Santo, Eduardo André Fernandes, concorda. Para ele, ao votar, os juízes têm mais chances de ter seus pedidos atendidos. “A dificuldade de participar da gestão influencia na desigualdade de distribuição de funcionários, de investimentos. A democracia ajuda na gestão”, disse. “Queremos a democratização interna. Não decidir sobre o destino da própria carreira e não poder escolher o melhor para o conjunto dos juízes é um prejuízo”, acrescentou o presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro, Rossidélio Lopes.

Procuradas, as assessorias dos tribunais não retornaram as ligações da Agência Brasil.

MEDCOR Exames Cardiológicos