coluna direito Dra. Gilmara

Duque de Caxias pode receber empresas chinesas

Foto: PMDC/Willy RangelUm grupo de investidores chineses assinaram carta de intenção com o município de Duque de Caxias, no último dia 18, após evento no Rio de Janeiro, onde o município participou como palestrante através do Secretário Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, Samuel Maia, no Instituto Eventos Ambientais, realizado no dia anterior. O Secretário foi convidado pelo professor Francisco Carrera, diretor de pós-graduação da Universidade Cândido Mendes, para falar de agricultura e meio ambiente. O grupo é da cidade de Sanmenxia da Província de Henam. Os chineses prometeram se empenhar para conseguir investidores e convidaram o prefeito José Camilo Zito para visitar a província em maio do próximo ano. Henan, com 2,2 milhões de habitantes destaca-se na economia da província da China como produtora de bauxita, carvão e ouro. É conhecida também pela cultura, turismo e a culinária.

Da comitiva chinesa convidada para assistir à palestra sobre agricultura e meio ambiente participaram o vice-prefeito de Henam, Wang Jianxun, que se interessou em investir no município após conhecer o potencial da cidade, o prefeito da província de Lingbao, Zanpeng Li, e o vice-prefeito de Yima City, Miao Wanqing. O encontro contou ainda com o representante do Ministério da Agricultura, Gustavo Moura e da Associação Comercial e Empresarial de São Gonçalo, Marcelo Santos.

Para Samuel Maia, o interesse dos chineses em investir em Duque de Caxias mostra o crescimento da cidade nos últimos dois anos. "O prefeito Zito está de braços abertos para receber investidores. Estamos crescendo na agricultura familiar, na geração de empregos com carteira assinada na indústria e no comércio e na mão-de-obra local com qualificação profissional, destacou Samuel Maia.

MEDCOR Exames Cardiológicos