Procon autua Supervia por problemas em estações
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O Procon do Rio de Janeiro autuou nesta segunda-feira (27) a Supervia, concessionária que administra os trens, por causa de problemas nas estações. A empresa terá prazo de 15 dias para apresentar um relatório de defesa, no qual deverá informar se resolveu ou não os problemas nas estações. Caso as irregularidades persistam, a empresa poderá ser multada. As multas, segundo o órgão, variam de 200 a 3 milhões de Ufirs (R$ 481,32 a R$ 7,2 milhões, respectivamente).
A ação, chamada de Via Crúcis, teve a participação de 22 fiscais que vistoriaram 24 estações, que integram o ramal Santa Cruz - Central do Brasil. A equipe fiscalizou a quantidade de passageiros nos vagões, estado de conservação dos trens, ventilação das estações, elevadores para pessoas com deficiência e número de funcionários para atendimento. O diretor de fiscalização do Procon, Fábio Domingos, disse que os principais problemas foram encontrados no atendimento aos usuários e no acesso das pessoas com deficiência às plataformas de embarque. Segundo ele, há um grande número de reclamações sobre os serviços prestados pela empresa.
- Os elevadores de acesso aos cadeirantes não estavam funcionando, apenas uma estação estava com o serviço em pleno funcionamento. Mesmo assim, uma única pessoa é responsável por exercer essa função, e ela demorou 20 minutos para atender - relatou Domingos. A assessoria da concessionária informou que até o final do dia vai divulgar uma nota sobre a fiscalização do Procon. Os trens da SuperVia transportam diariamente cerca de 540 mil passageiros da Baixada Fluminense e de subúrbios do Rio.
Domingos ainda informou que a operação nos trens faz parte de uma série de vistorias feitas nos transportes públicos do estado. Apenas nas últimas duas semanas, a Operação Roleta Russa, que fiscalizou ônibus no estado, interditou 263 coletivos e vistoriou 51 empresas.