Logo

Pontualidade de micro e pequenas empresas foi destaque

Pelo sexto ano seguido, as micro e pequenas empresas do país conseguiram elevar a taxa de quitação dos débitos na comparação com janeiro dos anos anteriores. O índice de pagamentos feitos à vista ou com um atraso máximo de sete dias atingiu 94,7%, superior ao registrado em igual mês do ano passado quando havia alcançado 93,8%, e a todas as taxas medidas desde 2006.

O levantamento feito pela empresa de consultoria Serasa Experian, no entanto, mostra que em relação a dezembro, o setor diminuiu o fôlego de caixa. No último mês de 2010, a taxa tinha sido de 95,4%. A queda no nível de capital de giro das empresas entre dezembro e janeiro é visto como “normal” pelos economistas da Serasa que justificam o fenômeno como efeito da redução sazonal de atividade.

Eles alertam, entretanto, que as micro e pequenas empresas, principalmente do setor industrial, estão com mais dificuldade de honrar os pagamentos em relação a dezembro por causa da maior concorrência com os importados. “O menor nível de pontualidade do setor industrial é reflexo das dificuldades que a valorização cambial vem acarretando ao setor em termos de perda de competitividade.”

2018 © Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Valente Soluções.