Logo

Governo anuncia continuidade do maior programa de educação ambiental do país

Anúncio foi feito durante cerimônia de formatura de mais de 900 alunos do Ambiente Jovem

Maior programa de Educação Ambiental do país, o Ambiente Jovem, iniciativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro por meio da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, formou, na terça-feira (14/3), mais 28 turmas. Durante a cerimônia, o vice-governador e secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha, anunciou o prosseguimento ao projeto.

-Esse é o maior programa de educação ambiental do Brasil e nós queremos fazer mais. O Ambiente Jovem continua, com muito mais força e conhecimento - celebrou Thiago Pampolha.

Realizado no Maracanãzinho, o evento marcou a conclusão da capacitação ambiental de mais de 900 jovens.

- Estamos formando mais 900 jovens neste que é, sem dúvida, um dos motivos de maior orgulho da nossa gestão. Estamos ampliando e tornando o Rio de Janeiro cada vez mais sustentável - comemora o governador Cláudio Castro.

Governo anuncia continuidade do maior programa de educacao ambiental do pais3 Divulgacao GOVRJA cerimônia, que teve a presença de diversas autoridades municipais e estaduais, contou ainda com um desfile do projeto Ecomoda, com roupas produzidas com material reciclável, além da orquestra dos alunos do Núcleo de Pertencimento do Lins que executou o Hino Nacional.

- O Ambiente Jovem é um programa especial pois não acontece somente dentro da sala de aula. É ir para a comunidade e ver em que podemos melhorá-la. Somente a partir da educação é possível transformar e resolver os problemas - afirmou a subsecretária de Recursos Hídricos, Saneamento e Sustentabilidade Ambiental, Ana Asti.

Leia também: INSTALAÇÃO DE REGISTRO MELHORA ABASTECIMENTO NA COMUNIDADE DO CASTELAR, EM BELFORD ROXO

Lançado em março de 2022, o Ambiente Jovem já contou com 141 Núcleos de Pertencimentos espalhados por 41 cidades fluminenses, e cinco mil estudantes ativos. Após duas cerimônias de conclusão do curso e a formação de cerca de dois mil líderes ambientais, a iniciativa conta hoje com cerca de 2.600 alunos ativos e 73 NUPS em diversas áreas de vulnerabilidade social do estado.

- Confio muito no nosso potencial como juventude e, principalmente, como agentes. A missão não acaba aqui. Segue como uma sementinha da sustentabilidade, plantada em cada um de vocês - destacou o embaixador do Ambiente Jovem, Marcos Vinícios Botelho.

O Ambiente Jovem tem como objetivo formar agentes de transformação ambiental e social em suas comunidades, além de orientá-los sobre inserção no mercado de trabalho e em cursos de nível superior, bem como sobre alternativas de geração de renda através de uma visão empreendedora e sustentável.

Durante nove meses, os jovens participam de aulas teóricas, práticas de diversas atividades sobre a temática do meio ambiente e sustentabilidade e recebem uma bolsa de estudos de R$ 200, vinculada ao mínimo de 75% de presença nas atividades. Ao final do programa, os estudantes apresentam um plano de intervenção sustentável para implementar na sua comunidade, que pode ser direcionado a diversos temas como reaproveitamento de água, reciclagem, saneamento básico, entre outros.

2018 © Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Valente Soluções.