Logo

Centro de Especialidades Odontológicas de Mesquita realizou mais de 9.500 atendimentos em 2020

Mesmo com a pandemia, espaço garantiu o sorriso de milhares de mesquitenses ao longo do ano passado

Centro de Especialidades Odontológicas de Mesquita Gabriel Wilkem PMMApesar da pandemia do novo coronavírus, 2020 foi de bastante trabalho para a Saúde Bucal de Mesquita.

Ao longo do ano passado, a equipe contabilizou mais de 9.500 atendimentos realizados pelo Centro de Especialidades Odontológicas, o CEO. Localizado no segundo andar da Policlínica Municipal Celestina José Ricardo Rosa, em Santa Terezinha, o espaço é responsável pelos atendimentos especializados da rede municipal. Mas funciona apenas com pacientes encaminhados pelos dentistas das UBSs e clínicas da família do município.

Leia também: Vai até 14/01 o prazo para confirmação de matrícula nas escolas estaduais

“Podemos dizer que esses atendimentos são referentes, principalmente, ao período compreendido de janeiro até o dia 16 de março de 2020 e, depois, de meados de agosto até o fim do ano passado. Isso porque em 16 de março o Conselho Regional de Odontologia emitiu uma nota suspendendo os atendimentos eletivos, ficando assim todas as unidades funcionando apenas com atendimento de urgência e emergência”, explica a Dra. Mara Monsôres, coordenadora de Saúde Bucal de Mesquita.

No final de agosto, no entanto, a Secretaria Estadual de Saúde autorizou que cada município fizesse seu plano de retomada de atendimento, baseado em todos os pareceres dos órgãos competentes. “Após publicação em Diário Oficial sobre a retomada, os atendimentos voltaram com algumas restrições – tanto para os profissionais quanto para os pacientes. Horários espaçados, uso obrigatório de máscara, distância entre os assentos e dispensers com álcool em gel espalhados pelas unidades, por exemplo, foram algumas das medidas adotadas nesse cenário”, enumera Dr. Emerson Trindade, secretário municipal de Saúde de Mesquita.

É no Centro de Especialidades Odontológicas que pacientes com necessidades especiais e de endodontia, próteses, periodontia, odontopediatria e buco-maxilo-facial são tratados. Em média, em períodos normais – ou seja, sem pandemia –, cerca de 1.400 atendimentos mensais costumam ser registrados pela equipe. Além disso, desde novembro de 2018, o CEO conta com o Laboratório Regional de Prótese Dentária. O espaço garante à população, gratuitamente, próteses removíveis totais e parciais. Os pacientes são encaminhados pelas unidades de saúde da cidade, agendam a consulta e uma avaliação inicial constata a necessidade ou não de confecção da prótese.

2018 © Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Valente Soluções.