Inea draga rios e canais em Duque de Caxias

Inea draga rios e canais em Duque de Caxias Limpa Rio Caxias 1O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão ligado à Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas), está atuando em duas frentes de trabalho nos rios do município de Duque de Caxias.

A ação faz parte do programa Limpa Rio, um conjunto intervenções, que agora chega à bacia do Rio Iguaçu, no trecho que corta a cidade. Serão feitos serviços de desassoreamento e alargamento de margem em canais menores e de dragagem nos leitos que estiverem com a situação mais crítica. Os primeiros canais contemplados da região são os da Cintura do Pilar, e o Canal da Vila Canaã. Cerca de 35 mil pessoas das regiões mais próximas serão beneficiados.  O programa atinge todo o Estado e promove serviços de manutenção e limpeza de leitos e margens de rios e canais.

Problema é antigo

Moradores de Duque de Caxias sofrem há muito tempo com as enchentes. No bairro do Pilar toda vez que muda o tempo as pessoas ficam apreensivas. Morador do bairro, o deputado estadual Marcelo do Seu Dino, é o autor da Emenda Parlamentar nº 173 que solicitou ao Governo do estado limpeza, dragagem e desassoreamento dos rios e canais de Duque de Caxias.