Prefeitura de Caxias quer desapropriar residências de 170 famílias no Pilar

Prefeitura de Caxias quer desapropriar residências de 170 famílias no Pilar Reprodução Rede SocialAs moradias estão em uma localidade conhecida como Maloca, no bairro do Pilar, próximo à Rodovia Washington Luís. Em dezembro do ano passado os moradores foram avisados sobre a desapropriação.

Já foram realizadas duas reuniões entre representantes da prefeitura e as famílias, mas não chegaram a um acordo.

Segundo a prefeitura a área que “foi ocupada de maneira desordenada ao longo de décadas” era particular e foi transferida para o município como pagamento de dívida. Ainda de acordo com a administração pública existem “pontos com grave risco de deslizamento de terra”.

Nos encontros com os moradores, a prefeitura realizou o cadastramento das famílias e apresentou propostas para o reassentamento que pode ser feito através da compra assistida, quando o poder público compra o imóvel escolhido pelo morador (o valor tem que ser compatível); a mudança para apartamentos dos conjuntos do “Minha casa, minha vida”, podendo ser no bairro São Bento, no segundo distrito, ou na Taquara, bairro do terceiro distrito da cidade; ou, quem não quiser o reassentamento, pode optar pela desapropriação com a indenização financeira.

Alguns moradores dizem que não aceitaram as propostas da prefeitura, afirmam que não conseguiram imóvel equivalente com boa localização pelo valor que a prefeitura quer pagar, porém, outros temem ser retirados e ficar sem nada.

Manifestação

Com faixas e dizendo palavras de ordem, alguns moradores fizeram uma manifestação contra a desapropriação. Apesar da afirmação do secretário de Urbanismo e Habitação, Leandro Guimarães, de que a “utilização da área será 100% de interesse público” e que após fazer o nivelamento do terreno, “o objetivo da prefeitura é construir uma creche e um conjunto habitacional”, os moradores se dizem desconfiados dos motivos reais para a retirada das famílias.

MEDCOR Exames Cardiológicos