Ex ministro lança o livro “Um golpe contra os trabalhadores”

Ex ministro do Trabalho lança o livro 2Presidente nacional do PDT e Vice-Presidente da Internacional Socialista, o ex-ministro do Trabalho, Carlos Lupi, lançou o livro “Um golpe contra os trabalhadores”, com prefácio de Ciro Gomes.

O lançamento ocorreu no último dia 22, na sede da Fundação Leonel Brizola/Alberto Pasqualini, no centro do Rio. “O livro é uma homenagem aos trabalhadores, a Getúlio Vargas, João Goulart, Leonel Brizola e ao trabalhismo“, disse o autor, que foi ministro do Trabalho de 2007 a 2011. A obra, da editora Nitpress, é um livro-denúncia que relata o desmonte do Ministério do Trabalho à chamada reforma da Previdência. Ou seja, uma denúncia da supressão das conquistas trabalhistas iniciada no governo Michel Temer e aprofundada na gestão de Jair Bolsonaro.

A obra é uma grande janela que nos faz compreender um pouco mais o fenômeno político. Ao mesmo tempo, aponta o que seu autor considera um dos mais infames golpes no Brasil, em um amplo movimento iniciado com os acontecimentos que levaram ao suicídio do presidente Getúlio Vargas até a ascensão de Jair Bolsonaro e o ministro da Economia, Paulo Guedes. Lupi enfatiza a avassaladora desvalorização dos trabalhadores e de sua organização sindical e os ataques ao patrimônio brasileiro, representado pela venda, “a preço de banana”, de empresas estatais e recursos econômicos, promovida, a seu ver, pela fusão de interesses entre as elites internacionais e nacionais.

Ex ministro do Trabalho lança o livro 1Seu texto flutua entre o humor ácido e o ataque direto aos que acreditam ser os verdadeiros inimigos da nação brasileira. Os capítulos são temáticos e não definidos por ordem cronológica. Mesclam fatos conhecidos e inéditos à análise do autor. Um deles, inclusive, destaca o advento das fake news e do fundamentalismo no cenário político nacional.