Logo

Audiência pública discute potencial econômico e desafios para desenvolvimento da Baixada Fluminense

Audiência pública discute potencial econômico 1Na tarde de sexta-feira (25/10), a Câmara Municipal de Duque de Caxias recebeu a Comissão de Economia, Indústria e Comércio, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro para a segunda audiência pública, a primeira foi realizada no Sul Fluminense. A sessão foi presidida pelo deputado estadual Renan Ferreirinha (PSB), presidente da Comissão que trouxe o debate sobre o potencial econômico e os impedimentos para um maior desenvolvimento regional da Baixada Fluminense. O objetivo destes encontros, segundo Ferreirinha, "É ouvir e trocar opiniões e sugestões de quem mais entende do assunto, dos que vivem e trabalham na região e, principalmente, trazer desenvolvimento e oportunidades para que as cidades da Baixada deixem de ser dormitório".

 

Audiência pública discute potencial econômico 3A mesa do encontro foi composta pelo vereador Nivan Almeida (PRP); Margareth Kelly Nascimento, coordenadora regional do Sebrae Baixada; Maria Landerleide de Assis Duarte, Secretária de Desenvolvimento de Duque de Caxias; Everlam Montibeler, professor da UFRRJ; Alex Buchhem, representando a empresa Limppano; Eliton Luiz Correa, Secretário de Trabalho e Renda de Paracambi e Eduardo  do Carmo Amorim, Secretário de Trabalho, Emprego e Desenvolvimento Econômico de Nilópolis. Todos parabenizaram a ação e iniciativa do deputado e expuseram suas opiniões, alguns com demonstrações mais detalhadas de estudos sobre vários aspectos da região.

Margareth do Sebrae mostrou em gráficos e telas a importância da Baixada e falou sobre a falta de reconhecimento e valorização da mesma. "A Baixada é muita das vezes relegada ao último lugar, e nós temos uma representatividade intensa, uma potencialidade extrema e muitas das vezes não somos valorizados".

O vereador Nivan Almeida parabenizou e agradeceu a oportunidade de trazer este encontro para a Baixada. "A gente nunca teve esta oportunidade de discutir política para desenvolvimento, pensando na Baixada como um todo. Acho que a intenção do deputado é muito boa, a gente, Legislativo e Executivo, vai juntar as ideias e vamos enfrentar esses desafios".

A audiência pública foi o ponta pé inicial para futuros encontros, que prometem maiores discussões entre os poderes público e privado, junto à população, buscando melhorias e novas oportunidades para o desenvolvimento da Baixada como um todo.

Renan Ferreirinha disse que ficou muito satisfeito com o encontro e pela quantidade de informações e qualidade de pessoas presentes. "Queremos consolidar um relatório com informações estratégicas sobre quais são as vocações e potenciais de nosso estado, fazendo com que a gente possa colocá-lo na rota do crescimento", e encerrou convidando a todos para a terceira audiência a ser realizada no dia 7 de novembro na ALERJ.

2018 © Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Valente Soluções.