Projeto incentiva reciclagem de aparelhos eletrônicos

Banco de ImagensO setor de tecnologia da informação e comunicação (TI) nacional, que teve um ano muito bom, deverá aprofundar, a partir de janeiro, o projeto Reciclaação, que objetiva difundir o hábito de reciclar eletrônicos em todos os locais em que aparelhos eletrônicos estejam em uso. Criado pela RioSoft, agente do programa Softex do governo federal no Rio de Janeiro, o projeto visa a estimular entre as empresas o descarte correto e a reciclagem, reduzindo as agressões ao meio ambiente.

- A gente quer motivar uma ação que seja não apenas das empresas filiadas. Queremos que as empresas motivem os seus funcionários e clientes - disse o presidente do Sindicato das Empresas de Informática do Rio de Janeiro (Seprorj), Benito Paret. A entidade é uma das líderes do projeto, que está sendo formatado. Paret destacou que o Reciclaação não é uma ação isolada. "O conceito é que seja um movimento permanente de diminuição do lixo eletrônico que está sendo desperdiçado. A ideia é que isso não seja uma ação pontual." O projeto propõe a transformação do resíduo eletrônico em matéria-prima para o desenvolvimento de ações sociais e de inclusão digital.

CRESICMENTO - Segundo Paret, o crescimento da área de TI, que este ano foi em torno de 10%, tem sido sempre superior à evolução do Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma dos bens e serviços produzidos no país. Como a expectativa este ano é de aumento do PIB acima de 7%, "10% de crescimento para o setor não é nada absurdo". Ele acredita que o governo Dilma Rousseff será capaz de gerar uma nova política industrial, mais voltada ao desenvolvimento da indústria nacional inovadora. "A perspectiva para o próximo governo é a de criação de uma indústria nacional de peso. Esse é o nosso desejo."

MEDCOR Exames Cardiológicos