Jovens recebem aulas gratuitas de empreendedorismo

  • Publicado em Matérias

Parceria entre Agência Besouro e Instituto Souza Cruz ensina os primeiros passos para a abertura do próprio negócio

O programa Decola Jovem foi desenvolvido pelo Instituto Souza Cruz em parceria com a Agência Besouro de Fomento Social para capacitar jovens e auxiliá-los a abrir o próprio negócio. Voltada a pessoas entre 18 e 29 anos, a ação consiste em uma série de aulas sobre empreendedorismo a serem ministradas de 23 a 28 de setembro em Duque de Caxias (RJ). As inscrições podem ser realizadas de forma gratuita por meio do site www.decolajovem.com.br .

 

A iniciativa, que tem apoio da Secretaria de Educação de Duque de Caxias e da Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC), também é destinada a interessados na cidade do Rio de Janeiro. As aulas utilizam uma metodologia conhecida como By Necessity, idealizada por Vinicius Mendes Lima, fundador da Agência Besouro e responsável por levar a ideia à Europa e à África, sempre com efetividade superior a 70% -- ou seja, de cada dez negócios, sete seguem abertos depois das atividades.

Ao todo, serão 30 horas de ensinamentos sobre questões como abertura de CNPJ, definição do público-alvo, e noções econômicas a respeito de conceitos como lucro, investimento e fluxo de caixa. Uma equipe treinada pela Besouro vai acompanhar os alunos pelos três meses seguintes para esclarecer dúvidas que possam surgir e monitorar o desenvolvimento das empresas recém-criadas no curso.

O curso será oferecido no mesmo período para duas turmas diferentes da cidade. A turma 1 irá se encontrar para as aulas na sala de ensaio do teatro Raul Cortez , enquanto

os encontros da turma 2 serão realizados na Escola Municipal Roberto Weguelin de Abreu.