Belford Roxo inaugura Cras e USF com sete consultórios

Belford Roxo inaugura Cras do Centro para atender quatro mil famílias 2 DANIELA MOSTRA NOVO CRAS À MARIANA_RAFAEL BARRETO/PMBRA Prefeitura de Belford Roxo inaugurou o Centro de Referência de Assistência Social (Cras X) Magdalena Silva Marques, situado na Avenida Augusto Vasco Aranha, 215, bairro Areia Branca.

O mais novo equipamento da Secretaria de Assistência Social e Cidadania está totalmente modernizado, climatizado e humanizado e atenderá cerca de quatro mil famílias referenciadas de diversos bairros como: Centro, Areia Branca, Piam, Andrade de Araújo e Castelar, por exemplo. Os principais serviços oferecidos são: cadastro único, Bolsa Família, Espaço Cidadania e Benefício de Prestação Continuada (BPC). A média de atendimento diário gira em torno de 100 pessoas.

O Cras conta com uma equipe multidisciplinar composta por uma assistente social, psicólogo, três funcionários da parte administrativa, três orientadores sociais do serviço de convivência, um oficineiro, pedagogo e um educador físico. A unidade ainda tem recepção, brinquedoteca, sala da coordenação, sala dos técnicos, sala multifuncional, sala individualizada, cozinha, telecentro, almoxarifado, sala de TI. (Tecnologia da Informação) com dois técnicos da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia e quatro banheiros, sendo dois adaptados para pessoas com deficiência.

Prefeitura inaugura USF com sete consultórios no Jardim Redentor 10 USF JARDIM REDENTOROutro aparelho muito importante inaugado pela Prefeitura de Belford Roxo foi a Unidade de Saúde da Família (USF) Maria Anésia de Araújo Silva, situado na Rua Eva Pinto, 152, no bairro Jardim Redentor. O mais novo equipamento da Saúde tem capacidade para atender a duas mil famílias cadastradas, algo em torno de cinco mil pessoas, em diversos bairros da região. Maria Anésia de Araújo Silva foi uma parteira que morou no local e morreu em 2009, aos 70 anos tendo realizado 100 partos.

 A USF conta com duas equipes compostas cada uma por um médico, uma enfermeira e um técnico de enfermagem. Além de seis agentes comunitários de saúde. As equipes percorrem as residências e cadastram as famílias para prestar os atendimentos. As pessoas acamadas têm um cuidado especial, pois são examinadas em casa. Sua estrutura é formada por sete consultórios (sendo um de dentista), sala de vacinação, sala de curativo, recepção, cozinha e três banheiros (sendo um adaptado. 

A secretária Nacional de Assistência Social do Ministério da Cidadania, Mariana Néris, prestigiou a inauguração do Cras Centro . "A cidade de Belford Roxo tem demonstrado várias ações na área da assistência social e com destaque no Estado. Muitos municípios estão com dificuldade de sustentar os equipamentos, investir e pagar os funcionários da assistência. E, em meio a essa luta, a deputada Daniela do Waguinho me convidou para inaugurar um Cras. É muito bom saber que ainda há gestores sérios e comprometidos com essa política pública", destacou Mariana.

Prefeitura inaugura USF com sete consultórios no Jardim Redentor 40 DR FLÁVIO NUNA WAGUINHO E DANIELA COMA FITA_RAFAEL BARRETO/PMBRO prefeito de Belford Roxo, Wagner Carneiro, o Waguinho, ressaltou a importância de inaugurar mais uma unidade de saúde. “Essa foi a nona inauguração deste ano, entre posto de saúde, creche e praça. Ainda estamos construindo 28 novos postos de saúde, 29 creches e 11 escolas. A cidade já está de cara nova. São obras e melhorias em todos os cantos da cidade. Até o final de 2020, Belford Roxo será considerada a melhor cidade da Baixada Fluminense”, informou o prefeito que ainda anunciou mais obras para a região”, concluiu.