Vereadores afirmam que a Saúde Pública de Duque de Caxias é uma das melhores da Baixada Fluminense

Parlamentares garantem manter fiscalização constante

Vereadores garantem fiscalização e afirmam que a Saúde Pública de Foto 2Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Duque de Caxias, nesta quinta-feira, dia 08, os vereadores da casa declararam que o serviço prestado na Saúde Pública do município é de qualidade e que a cidade tem um dos melhores atendimentos da Baixada Fluminense, sendo referência em diversas especialidades.

Os vereadores defenderam os serviços prestados pela Secretaria Municipal de Saúde e garantiram fiscalizações constantes. O debate surgiu após a sequência de matérias sobre as filas para marcação de consultas.

Vereadores garantem fiscalização e afirmam que a Saúde Pública de Vereador Chiquinho Grandão_Art Vídeo-Victor Hugo“Isso acontece porque têm pessoas vindo de outras cidades para serem atendidas em Caxias. É sinal que nossa Saúde é boa, que estamos atendendo bem. Se a saúde não estivesse funcionando, não estaria ninguém na fila querendo marcar consulta”, disse o vereador Chiquinho Grandão (PP), acrescentando que uma marcação online só aumentaria a possibilidade de mais pessoas de fora de Duque de Caxias agendassem consultas.

A vereadora Juliana do Taxi (PSD) concordou com o colega e reforçou a necessidade da marcação de consulta presencial. “Não há condições de acabar com a marcação presencial. Isso prejudicaria muito os moradores de Duque de Caxias. Hoje o município é o único que tem um Hospital Infantil funcionando de verdade, um Hospital do Olho, realmente operando”, acrescentou.

“Também registrei várias vezes a presença de moradores de cidades vizinhas sendo atendidos em Duque de Caxias. A única ressalva que faço é que isso não pode denegrir a imagem da nossa cidade”, comentou a vereadora Delza de Oliveira (PRP).

“Eu estou todos os dias nas unidades de saúde de Xerém e posso afirmar que há pessoas de outros municípios. É que aqui tem o serviço prestado. E a fila apresentada na matéria é atípica, pois foram trocados os dias de marcação. Mas, uma coisa é certa, quanto melhor o serviço, pior vai ser a fila, porque aqui tem Saúde”, afirmou o vereador Júnior Reis (PMDB).

O testemunho da boa atuação do município em relação à pasta também foi dado pelo vereador Gilberto Silva (PPS). “Eu tenho Plano de Saúde, mas também sou paciente da rede municipal de Saúde. E sou paciente da rede porque sou bem atendido. Faço tratamento de diabetes, operei de catarata e tenho orgulho do que se passa em Caxias e na sua Saúde. Uma prestação de serviços nunca antes vista nessa cidade”, atestou.

“Eu também sou testemunha disso. Moro no Pilar e fazemos divisa com Belford Roxo. Mesmo com algumas precariedades no posto, estamos atendendo a todos”, afirmou a vereadora Deise do Marcelo do Seu Dino (PTC), salientando que a Educação também precisa de atenção dos vereadores e não apenas a Saúde.

O vereador Catiti (Podemos) parabenizou o Governo Municipal por atender não só a demanda de Duque de Caxias, como a dos municípios vizinhos. “Eu que ando em todas as unidades de Saúde, parabenizo o governo pela grandeza do gesto de estar atendendo aos nossos irmãos da Baixada Fluminense. O que temos que repudiar são os prefeitos que não fazem pelos seus munícipes”, comentou.

O vereador Clovinho (PDT) reforçou que denúncias contra a saúde são atos de covardia. “Tenho dados de março do Hospital da Criança, por exemplo, e foram atendidas 4,5 mil crianças, sendo 30% delas de outras cidades. São mais de 20 especialidades. Eu sei que ainda tem o que melhorar, mas a denúncia é injusta, pois vemos o quanto o prefeito tem lutado para entregar o melhor”, afirmou.

A vereadora Leide Amiga de Caxias (PRB) também falou do bom trabalho que a prefeitura está executando em toda a cidade. “O prefeito tem olhado para todos os lados. Não temos o que questionar sobre o empenho e o investimento que tem sido realizado na Saúde. Não tem como não ter fila quando se tem dias específicos para as marcações”, argumentou.

“Temos fiscalizado. Escutei na fila que tem pessoas vendendo cirurgias no Hospital Moacyr do Carmo. O que precisamos fazer é fiscalizar ainda mais para separar o que é fato e o que é fofoca”, contribuiu o vereador Beto Gabriel (PV).

Vereadores garantem fiscalização e afirmam que a Saúde Pública de Vereador Nivan AlmeidaO vereador Nivan Almeida (PRP) acrescentou que a Câmara está apenas esclarecendo os fatos. “Quando a gente começa a entender e verificar os 92 municípios do Estado do Rio, percebemos que em Duque de Caxias é diferente. O governo não prioriza apenas a Saúde, mas todas as áreas. Especificamente na Saúde, que é o tema de hoje, o Hospital Moacyr do Carmo é referência no estado em diversas ações, incluindo média complexidade. O hospital agregou um mutirão de cirurgias e vem praticamente zerando as demandas em diversos procedimentos cirúrgicos. Somos referência em audiometria, por exemplo, no Estado do Rio. Hoje, Caxias é referência em atendimento e realiza uma gestão voltada à população”, garantiu.

Encerrando a noite, o vereador Júnior Uios, reforçou que o Governo Municipal tem sido destaque em todo o estado. “Caxias tem sido destaque no Estado do Rio e até nacionalmente. São diversas realizações, principalmente na área da Saúde, que é uma área polêmica. O prefeito tem ido às ruas e enfrentado os problemas e nós temos visto o resultado”, concluiu.