Trezena de missas abre a programação religiosa de Santo Antônio em Duque de Caxias

Trezena de missas abre a programação religiosa de Santo Antônio em Duque de Caxias10Com a trezena de missas, a partir do dia 31, sempre às 19h, a Catedral de Santo Antônio iniciou a parte religiosa das festividades do padroeiro do município.

Este ano os organizadores da tradicional Festa de Santo Antônio, que conta com apoio da Prefeitura de Duque de Caxias, esperam superar as festas anteriores que receberam mais de 100 mil visitantes em cinco dias. Com o slogan “No coração de Caxias, a família partilha a fé e o amor”, a Festa de Santo Antônio este ano será realizada de 12 a 16 de junho com quermesse na área interna da catedral e na Praça do Pacificador, onde acontece a programação cultural. Seu dia festivo é comemorado em 13 de junho.

Trezena de missas abre a programação religiosa de Santo Antônio em Duque de Caxias3

Na Avenida Leonel de Moura Brizola, trecho entre a Rua Nunes Alves e a Avenida Dr. Manoel Teles, foram montadas barracas para venda de comidas típicas, artesanato e uma grande variedade de guloseimas, além de restaurantes dentro e fora da igreja. Iniciada nos anos 40, a quermesse nasceu próximo da pequena igreja na Rua José de Alvarenga, antes mesmo da fundação do município de Duque de Caxias, em 1943. Desde então o evento vem se destacando a cada ano atraindo moradores da cidade e municípios vizinhos.

A programação da Festa de Santo Antônio é variada. A parte religiosa é na igreja de Santo Antônio com missas, orações, procissão, distribuição de pão abençoado, aconselhamento, benção das mães entre outros atos cristãos. Também serão realizadas oficinas, ações de educação em saúde, apresentações musicais e exposição. Na Praça do Pacificador, entre as atividades programadas estão a apresentação de Djs, de grupos de dança, festival de quadrilhas e atrações musicais, além de oficinas, e espaço temático

para fotos e outros atrativos para o público visitante, sempre a partir das 18h.

Para o brilhantismo do evento a Prefeitura mobilizou várias secretarias, entre elas de Cultura e Turismo, Transportes e Serviços Públicos, Saúde e Defesa Civil, Políticas de Segurança, Infraestrutura Urbana e Gestões Tecnológicas e de Obras. A Festa de Santo Antônio conta também com apoio das polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros.

O Santo Antônio (ou Fernando Antônio de Bulhões, seu nome de nascença), nasceu em Lisboa, Portugal, em 15 de agosto do ano de 1195. De família nobre e rica, era filho único de Martinho de Bulhões, oficial do exercito de Dom Afonso e de Tereza Taveira. Sua formação inicial foi feita pelos cônegos da Catedral de Lisboa. Protetor das coisas perdidas. Protetor dos casamentos. Protetor dos pobres. É o Santo dos milagres. Fez muitos ainda em vida. Durante suas pregações nas praças e igrejas, muitos cegos, surdos, coxos e muitos doentes ficavam curados.Trezena de missas abre a programação religiosa de Santo Antônio em Duque de Caxias9

MEDCOR Exames Cardiológicos