CONAB compra produção de agricultores de Mesquita

Novidade beneficia 10 famílias e soma quase R$ 50 mil mensais em produtos comprados para distribuição pelo Banco de Alimentos do município.

Pelo menos 10 propriedades ligadas à Cooperativa de Produtores Agropecuários de Mesquita vão receber R$ 49.999,52 oriundos da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB). O anúncio foi feito pelo superintendente do órgão, Sebastião Pereira Gomes, durante encontro com agricultores no auditório da Prefeitura de Mesquita.

 

A iniciativa da cooperativa foi contemplada pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), através do qual a CONAB compra a produção de hortifrutigranjeiros dos cooperativados e encaminha ao Banco de Alimentos da Secretaria de Assistência Social (SEMAS). E esta distribui às pessoas em situação de vulnerabilidade social, através dos CRAS, CREAS, Abrigos e outros equipamentos sociais.

Com o apoio da Secretaria de Agricultura de Mesquita, a Cooperativa elabora o projeto de venda dos seus produtos hortifrutigranjeiros especificando quais os produtos disponíveis. Em seguida, encaminha ao PAA, para a modalidade de “compra e doação simultânea”. Isso significa que o produto deve ser comprado e doado para uma instituição. No caso de Mesquita, segundo o subsecretário da pasta, Fabio Baiense, quem recebe é o Balcão de Alimentos, da Secretaria de Assistência Social (SEMAS). O presidente da Cooperativa, William Sampaio Mota, 64 anos, gostou do apoio do governo Jorge Miranda. “Isso é bom para Mesquita e para os agricultores”, disse.

Distribuição

De acordo com a secretária municipal Cristina Quaresma, a Assistência Social fará a distribuição dos produtos às pessoas em situação de vulnerabilidade social, ou seja, em fragilidade financeira. Isso através dos CRAS, CREAS, abrigo e outros equipamentos sociais. “Esta é a primeira vez que iremos receber doações nessa modalidade”, já que o projeto é pioneiro, articulado pela pasta da Agricultura, que tem a missão de apoiar e fomentar a produção e a comercialização da agricultura local, onde se concentram 128 propriedades do setor.

A CONAB contempla apenas 10 produtores porque no período de elaboração do projeto, dos 25 produtores cooperativados, nem todos estavam aptos para ser alcançados pelo PAA. Entretanto, de acordo com Baiense, a próxima etapa do projeto deverá atender a um número maior de produtores. Pois, como ressaltou Norma Schiavo, coordenadora do PAA, os recursos deste projeto têm duração de apenas seis meses e serão depositados direto na conta bancária da Cooperativa, em 10 dias, no máximo. E acrescentou que existem outros projetos destinados aos produtores agrícolas. Como o Crédito de Produto Rural (CPR) – a CONAB adianta o dinheiro para a execução do projeto apresentado pela cooperativa.