Centro de Reabilitação de Caxias atendeu mais de 6 mil pacientes em 30 dias

DSC02639Funcionando na av. República do Paraguai, no bairro Sarapuí, o Centro Especializado em Reabilitação-CER-IV atingiu mais de 6 mil atendimentos apenas entre o período de 1º a 30 de março.

Ele foi inaugurado em 20 de fevereiro e é a primeira unidade que presta esse tipo de atendimento em toda a Baixada Fluminense. Na segunda-feira (8/04), a reportagem do Capital, ao passar pelo local, encontrou o vereador Claudio Thomaz, que já reivindicava a criação de um centro de reabilitação na cidade e que acabava de chegar à unidade.

20190408 103331Segundo o parlamentar, a carência sempre foi muito grande na região e agora a população finalmente dispõe de atendimento especializado. “O Poder Legislativo, como um canal de demanda da população, sempre era solicitado para tentar intermediar junto ao Poder Executivo a criação de uma unidade para esse fim. O prefeito Washington Reis mostrou grande sensibilidade e determinação ao aceitar nossa sugestão e arregaçar as mangas para tornar real essa reivindicação dos moradores”, disse Thomaz, que fazia mais uma visita de rotina ao local para se inteirar das condições de funcionamento da unidade, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde.

Cláudio Thomaz que está no segundo mandato de vereador e é vice-presidente da Câmara de Vereadores de Duque de Caxias, disse que a boa relação do prefeito com os governos do estado e federal tem ajudado muito a cidade trazendo recursos. “Veja o Hospital do Olho, que atende todo o estado e é referência para no Brasil”. E completou: “O grande beneficiado desse trabalho é o povo”.

Funcionamento

20190408 101817A pedido do vereador e em companhia da vice-diretora Rosimar Marins, a reportagem acompanhou a visita a alguns setores do CER-IV. Segundo ela, a unidade conta com uma equipe profissional multidisciplinar formada por cerca de 50 profissionais e outros servidores. “Vinte e três membros dessa equipe são profissionais especializados, incluindo enfermagem”, detalhou Rosimar. Entre as especialidades destacam-se Neurologia (adulto e infantil), Ortopedia, Oftalmologia e Urologia, além de Fonoaudiologia, Psicologia, Terapeuta Ocupacional, Fisioterapia e Enfermagem.

Rosimar alinhou os tipos de atendimentos feitos no CER-IV: Síndrome de Guillain Barre, Mielomengocele (ou Espinha Bífida), Paralisia Cerebral, AVE/AVC ou Derrame, Microcefalia, Hidrocefalia, Amputados, Traumas Medulares por PAF, acidente, etc, Parkinson, Síndrome de Down, Baixa Visão, Visão subnormal, Cegos, Lesão Auditiva ou Baixa Capacidade Auditiva, Ostomizados (Bolsas de Colostomia), Autistas e Esclerose Múltipla.

- Esta é a primeira unidade de reabilitação Física, Intelectual, Auditiva e Visual existente na Baixada Fluminense. E isso é motivo de muito orgulho para todos nós - completou Claudio Thomaz.

MEDCOR Exames Cardiológicos