Criação de Complexo Esportivo pode evitar fechamento da Feuduc

Projeto será patrocinado por empresas que atuam na formação de atletas

Criação de Complexo Esportivo 2 ReproduçãoA nova diretoria que aguarda decisão para assumir a administração da Fundação Educacional Universidade de Duque de Caxias-Feuduc tem pronto um projeto para salvar a Fundação:

a implantação de um complexo esportivo de excelência, com a chancela de uma grande empresa de arquitetura e patrocínio de empresas que atuam na área esportiva, entre elas o Barcelona City. Os investimentos previstos estão em torno de R$ 200 milhões.

Em entrevista ao Capital, o Instituidor José Cícero Teixeira, membro da diretoria eleita, em assembleia realizada por fundadores da Entidade, disse que o projeto é voltado à formação e aperfeiçoamento de atletas de diversas modalidades, como atletismo, futebol, futebol de salão, voleibol, basquete, handebol e natação, entre outros. O complexo contará com prédios esportivos e administrativos, com áreas livres e cobertas, consultórios médicos, residências e áreas recreativas, apoio e segurança.

A área, que pertence à Feuduc, dispõe de 135.000m2, dos quais ocupa apenas 24.000m2. O complexo deverá ser implantado em quatro etapas: a primeira com a construção de dois campos de futebol e um prédio de apoio, modular, com dois pavimentos, dispondo de centro médico, vestiário e alojamentos para 120 atletas; a segunda a edificação de um ginásio coberto poliesportivo para 3.000 espectadores; a terceira a construção de piscina olímpica e acréscimo do prédio de apoio e, por último, a construção do estádio de futebol para 11.200 espectadores, com arquibancadas cobertas, campo de 100mx64m e toda infraestrutura de apoio, saúde e segurança, atendendo todos os requisitos para jogos oficiais.

Criação de Complexo Esportivo 1 Reprodução- O projeto trará um grande impacto, não só no aspecto educacional, mas também no esportivo, como no seu entorno e na geração de empregos. Ele irá absorver muita mão de obra de profissionais de Duque de Caxias e será um dos maiores, em relação ás atividades, que serão desenvolvidas no município, seja de modalidades esportivas oferecidas e de jovens a serem formados - observou José Cícero.  “Nosso maior objetivo é oferecer plena cidadania aos jovens que serão integrados no processo de formação e qualificação, de forma a garantir a eles um futuro digno e independência financeira. O Complexo colocará profissionais gabaritados e de grande conhecimento na área, de modo a colocar atletas de alto nível no mercado de trabalho esportivo, hoje um dos mais rentáveis em todo o mundo”, acrescentou o Instituidor.

DIFICULDADES

 

Conforme o Capital publicou com exclusividade em sua última edição, a Fundação Educacional Universidade de Duque de Caxias-Feuduc, um dos grandes patrimônios educacional e cultural do município de Duque de Caxias com mais de meio século de funcionamento, passa por inúmeras dificuldades financeiras e de gestão. Em toda sua existência, colocou no mercado de trabalho mais de 20.000 profissionais em nível superior através de seus seis cursos.

Criada em 1968 por um grupo formado por vários segmentos sociais do Município, liderados pelo médico Moacyr Rodrigues do Carmo, então prefeito da cidade, a Entidade enfrenta hoje inúmeras ações trabalhistas e não vem entregando diplomas nos prazos legais, além de ter cursos extintos pelo Ministério da Educação. De acordo com processos em andamento na justiça, a situação agravou-se com diretorias que assumiram através de assembleias irregulares. “É um cenário de grande preocupação para seus fundadores e instituidores”, afirmam os membros da diretoria que está para assumir.

A Feuduc é mantenedora da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Duque de Caxias e de um Colégio de Aplicação, que funcionam em sua sede, na Avenida Governador Leonel de Moura Brizola nº 9422, bairro São Bento, área cedida pelo Incra.

O processo que pede o reconhecimento da diretoria, tramita na 7ª Vara Cível do município. “A partir de nossa posse, se assim a justiça decidir, vamos trabalhar de forma a superar todos os problemas que resultaram nessa grande crise que se formou nos últimos anos”, afirmou José Cícero.

MEDCOR Exames Cardiológicos
MEDCOR Exames Cardiológicos