Educação de Caxias para contra o abandono das escolas e por salários

1 4 Professores WhatsAppOs profissionais de Educação de Duque de Caxias deflagraram esta semana uma greve de 72 horas contra as más condições de trabalho e o atraso nos salários que vem ocorrendo desde 2016 e do 13º salário. A assembléia foi realizada no último dia 22 na Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, na Vila São Luiz. Na quarta (28), em nova assembléia, voltaram a aprovar a continuidade da paralisação. Uma nova reunião será realizada no próximo dia 4, em local ainda a ser anunciado.

 

A assembléia decidiu ainda promover uma campanha de arrecadação de alimentos junto a sindicatos, organizações religiosas e pequenos comerciantes nos bairros, para ajudar os funcionários e professores da ativa e aposentados. Os presentes decidiram ainda instituir o Dia Municipal de Lutas dentro das Escolas do Município e promover um amplo levantamento dos profissionais que estão impossibilitados de comparecerem aos seus locais de trabalho por falta de recursos, entre outras ações. A categoria, que está sem receber os salários de outubro em diante, se mobilizou para inúmeras ações no município.

DESRESPEITO

- O prefeito [Washington Reis] disse que vivemos uma crise e por isso não coloca os salários em dia. Isso é mentira. O prefeito não coloca os salários em dia por uma opção dele. O prefeito diz que não tem dinheiro, mas ele não para de fazer obras e propagandas no rádio e na televisão. Além disso, o prefeito tem feito parcerias para abertura de unidades de universidades e até mesmo de um colégio militar. Então, como assim, não tem dinheiro? - indaga o Sepe no comunicado que está sendo distribuído junto à comunidade escolar e à população, no qual lembra que a prefeitura de Duque de Caxias é a segunda mais rica do Estado do Rio de Janeiro.

A líder do Sepe Rose Cipriano, disse ao Capital: “Após praticamente dois anos do governo do Washington Reis, os profissionais de educação de Duque de Caxias continuam com dois meses de salários atrasados e sem previsão de recebimento do décimo terceiro de 2018. Além do pagamento dos salários e do 13º, temos outras reivindicações como uma audiência imediata com o Prefeito, realizar manutenção e reforma das escolas, liberar os processos de aposentadorias e liberação das licenças prêmios e para estudos”. A sindicalista informou ainda que na segunda-feira (3) haverá uma audiência pública no Ministério Público-Duque de Caxias em torno da precariedade das escolas da rede municipal.