CPT-Caxias apresenta espetáculos de alunos dos cursos de teatro

6 2 CPT apresenta espetáculos CPT DivulgaçãoO Centro de Pesquisas Teatrais de Duque de Caxias-CPT/DC vai apresentar três espetáculos montados pelos alunos dos seus cursos de teatro. O grupo, formado em 1993, realiza anualmente o seu Festival Nacional do Teatro e forma novos atores infantis, adolescentes e adultos, com cursos gratuitos realizados no Teatro Municipal Armando Mello (TEMAM), o primeiro teatro público da cidade, inaugurado em 1968. Os cursos, que costumam durar dez meses, reúnem mais de 150 alunos todos os anos, a partir dos 6 anos. Ao final, os alunos que concluem o curso montam os espetáculos, que são apresentados gratuitamente no final do ano.

 

Os espetáculos serão apresentados entre os dias 7 e 16 de dezembro. São eles:

Bombocado de Histórias”, com a turma de crianças de 6 a 12 anos.

A peça é uma brincadeira com os contos infantis, a fim de despertar as crianças desse “hipnotismo” que é o celular, através da leitura e de brincadeiras. Uma bruxa fracassada resolve parar de fazer maldades. Como prova, realizará uma festa convidando todos os personagens de contos infantis. Mas sua atitude esconde um segredo que será revelado ao longo da história por uma fada.

O texto é do CPT e dos alunos e a direção é de Guedes Ferraz e o elenco é composto por 20 alunos. Apresentação nos dias 8 e 9 de dezembro, às 10h.

A Rebelião dos Anjos”, com a turma de adolescentes de 13 a 17 anos.

O povo da Terra da Fortuna, inconformado com o decreto real que proíbe a prática dos “jogos íntimos” para evitar a proliferação da peste, está a ponto de insurgir-se contra o governo. Enquanto isso, no céu, os anjos fazem greve, reivindicando de Deus a modificação necessária em sua anatomia para que possam gozar dos mesmos prazeres que os humanos. A obstinação da rainha levará o céu e a terra, o sagrado e o profano, a se unirem para a solução de seus impasses.

A comédia tem texto de Edilberto Mendes, com adaptação de Guedes Ferraz. O elenco conta com 15 alunos e as apresentações acontecerão sempre às 15h, nos dias 7, 8, 9, 15 e 16 de dezembro.

Geração Trianon”, com a turma de adultos a partir de 18 anos.

O texto foi elaborado a partir de frases, expressões, citações e situações da nossa história teatral brasileira das décadas de 10, 20 e 30. A Companhia encerra um espetáculo sem êxito, num fracasso de público, e, por isso, resolve contratar um autor novo, ainda desconhecido para escrever um texto em uma semana. A peça narra o que acontece nos ensaios e nos bastidores de um espetáculo teatral.

O texto de comédia é de Anamaria Nunes, com adaptação e direção de Guedes Ferraz. São18 alunos em cena, nos dias 7, 8, 9, 15 e 16 de dezembro, sempre às 19h.