Pré-matrículas abertas para 331 escolas na Baixada Fluminense

PrÚ matrÝculas abertas para 331 Banco de ImagensA Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) está com pré-matrículas abertas para 331 escolas públicas na Baixada Fluminense.

O estudante que deseja ingressar na rede pública estadual de ensino no ano letivo de 2019 deve se inscrever por meio do link na página da Seeduc no Facebook (www.facebook.com/SeeducRJ) ou pelo site Matrícula Fácil (www.matriculafacil.rj.gov.br), até o dia 4 de dezembro, e escolher a unidade de sua preferência.

Na página de inscrição, o aluno encontrará informações sobre como se inscrever; escolas com vagas disponíveis; idade para cada série ofertada; como e quando confirmar a matrícula na escola. O sistema informatizado é uma maneira democrática e prática para que estudantes de outras redes de ensino - municipal ou privada, por exemplo - tenham oportunidade de estudar em uma escola pública estadual.

Do total de escolas com pré-matrículas abertas na Baixada Fluminense, 83 estão localizadas em Duque de Caxias; 81 em Nova Iguaçu; 41 em São João de Meriti; 39 em Belford Roxo; 19 em Magé; 12 em Nilópolis; 12 em Queimados; 11 em Itaguaí; dez em Mesquita; nove em Seropédica; oito em Japeri; três em Paracambi e três em Guapimirim.

OPÇÃO

O candidato pode optar por escolas que funcionam em tempo integral e ofertam Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, em que o estudante também faz um Curso Técnico; Ensino Médio Intercultural, que promove a proficiência de uma Língua Estrangeira; Ensino Médio Inovador, com propostas curriculares inovadoras nas escolas; ou unidades que ofertam Curso Normal (Formação de Professores) e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Além disso, os candidatos poderão se inscrever nas novas escolas de Ensino Médio em Tempo Integral Profissionalizantes de Técnico de Administração com ênfase em Empreendedorismo.

- Os alunos e seus responsáveis devem analisar e pesquisar com atenção as escolas com vagas abertas. São mais de mil unidades de ensino com oportunidades disponíveis em diversas modalidades de ensino, entre elas as profissionalizantes - informa o Secretário de Estado de Educação, Wagner Victer. A lista com os nomes dos alocados será divulgada no dia 21 de dezembro, no site Matrícula Fácil (www.matriculafacil.rj.gov.br). Após a publicação da listagem, os interessados terão de 3 a 8 de janeiro de 2019 para confirmar a matrícula na unidade em que foram selecionados.

RENOVAÇÃO

O aluno da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) deve ficar atento ao período de renovação de matrículas. O prazo começou nesta terça-feira, dia 30, e segue até 22 de novembro. O responsável - ou o próprio estudante, maior de 18 anos - deve dirigir-se à unidade de ensino onde estuda para garantir a vaga no ano letivo de 2019.