Logo

Duque de Caxias presta homenagem a Zumbi dos Palmares

Duque de Caxias presta homenagem a Zumbi dos Palmares ReproduþÒo FacebookO Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Negro e Promoção da Igualdade Racial de duque de Caxias (COMDEDINEPIR) de Duque de Caxias, em conjunto com a Prefeitura e diversos segmentos representativos da luta do negro, vai comemorar a Semana de Tradições e Artes Negras Contemporêneas entre os dias 9 e 18 de novembro.

O ponto máximo, segundo o presidente do Conselho, Wilson Gonçalves, será no dia 20, quando haverá a lavagem do busto do grande líder negro, localizado no Calçadão da Avenida Nilo Peçanha, no centro do município.

A festividade terá início nesta sexta-feira (9), às 16h, no Plenário da Câmara de Vereadores, onde haverá a entrega da Medalha Abdias Nascimento a 16 diversas personalidades que prestaram serviços relevantes à causa do negro. Ela prosseguirá no dia 18 – o “Domingão da Cultura Negra” - com exposições, danças, música, oficinas de artes, desfile de blocos, afoxés, capoeira e gastronomia, entre outras atividades, que acontecerão das 10h às 19h, na Praça Governador Roberto Silveira.

Ainda no dia 18, às 19h, será realizada a Missa Afro na Catedral de Santo Antônio. No dia 20, feriado, será feita a tradicional lavagem da Estátua de Zumbi, no calçadão. O monumento em homenagem ao destacado líder negro foi o primeiro a ser erguido no País, em 1985 e que passou por remodelação na virada da década de 90. O local será palco também de várias atividades no dia 19.

2018 © Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Valente Soluções.