Lei do deputado Dica cria Carteira de Identidade do Idoso

Dica Banco de Imagens

As pessoas com mais de 60 anos de idade que residem no Estado do Rio de Janeiro serão beneficiadas com mais uma iniciativa aprovada pela Assembléia Legislativa. Trata-se da Carteira de Identidade do Idoso (CII), cuja criação foi aprovada no último dia 12, em segunda discussão.

O projeto de lei 3.096/17 é de autoria do deputado Dica (PODEMOS). O texto agora seguirá para o governador Luiz Fernando Pezão, que terá 15 dias úteis para decidir pela sanção ou veto.

O documento deverá ser emitido pelos órgãos competentes do Governo do Estado e terá validade em todos os municípios do Estado. A carteira substituirá o documento oficial de identidade, o RioCard Sênior e o cartão de estacionamento prioritário.

UNIFICAÇÃO

O deputado falou ao Capital sobre o novo documento. “Nossa proposta nasceu com o objetivo de facilitar a vida das pessoas da chamada terceira idade. A Carteira de Identidade do Idoso unifica os documentos de identificação. Com isso, um único documento será suficiente para que os idosos tenham acesso aos seus benefícios, como à gratuidade nos transportes e o acesso às vagas de estacionamento exclusivas para eles. A burocracia junto a órgãos como a Fetranspor e Prefeituras acaba para eles, pois o documento será emitido por apenas um órgão a ser definido pelo Estado, sem mais burocracias”, disse o parlamentar.

- O documento, que vai conter todas as informações referidas na Carteira de Identidade Atual, terá fé pública e com validade em todos os municípios - concluiu o deputado Dica.