Rio terá de abolir sacolas plásticas no comércio

          Rio terá de abolir sacolas Banco de ImagensO estado do Rio de Janeiro terá de abolir as sacolas feitas com plásticos derivados de petróleo dos estabelecimentos comerciais, como supermercados, em até 18 meses.

É o que determina a Lei 8.006, sancionada pelo governador Luiz Fernando Pezão, que modifica a legislação anterior, de 2009.

A medida publicada no Diário Oficial de do último dia 26, prevê a substituição das sacolinhas tradicionais por sacos biodegradáveis ou reutilizáveis, mais resistentes e confeccionados com materiais provenientes de fontes renováveis.

A lei, porém, não proíbe embalagens plásticas de produtos, como arroz, feijão, açúcar, farinha de trigo e macarrão, por exemplo, mesmo não sendo biodegradáveis. Pela lógica da lei aplicada sobre as sacolas, também teriam impacto sobre o meio ambiente e deveriam ser substituídas também na indústria de alimentos.

PRAZOS

A lei fixa em 18 meses o prazo para que micro e pequenas empresas façam a substituição. Para as demais, serão 12 meses. As sacolas reutilizáveis deverão ter resistência de 4 a 10 quilos e ser compostas por, no mínimo, 51% de material renovável, como o bioplástico produzido a partir de cana-de-açúcar ou milho. Os sacos deverão ser confeccionados em duas cores: verde, para resíduos recicláveis, e cinza, para outros rejeitos, com a finalidade de ajudar o consumidor a separar o lixo e facilitar a coleta seletiva. (com a Agência Brasil)