Município de Guapimirim ganha escritório da Emater-Rio

 Guapimirim Emater Jornal Capital Marcelo Cunha           A cidade de Guapimirim passou a contar com um escritório da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater-Rio), inaugurado no último dia 11, quando começou a funcionar no mesmo prédio da sede da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca, no bairro Bananal.

 

            Durante a cerimônia de inauguração do escritório da Emater-Rio, foi firmada também uma parceria entre a Prefeitura e a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro-Rio). O órgão estadual passará a oferecer apoio tecnológico aos produtores, como análise laboratorial do solo, por exemplo.

            A solenidade contou com a presença do prefeito Zelito Tringuelê, do Secretário Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca Daniel Eugênio, da Secretária Municipal de Educação Cecilia Pais, além de vereadores e representantes de vários órgãos municipais e estaduais e secretarias municipais e produtores rurais.

IMPORT ÂNCIA

            A iniciativa é de grande importância para o município, conforme explicou o prefeito Zelito Tringuelê à reportagem do Capital. “Hoje o município está dando um salto tremendo ao trazer essa base da Emater. O nosso Secretário Daniel Eugênio trouxe essa demanda logo no início do governo e eu disse: Vamos tentar buscar para poder trazer a agricultura para mais próximo da gente”, comentou. “Nesse período curto de 18 meses, os números são impressionantes: você sair de 0 para 78% da Agricultura Familiar do município; e aumentar de 15 para 59 Produtores Rurais que emitiam nota fiscal. Hoje Guapimirim está dando mais uma alavancada. Gostaria de aproveitar o momento para agradecer ao Secretário, que vem fazendo um trabalho excelente, trazendo os produtores rurais para estarem mais próximo do governo, mostrando que eles tem aqui não apenas um prefeito, mas também um parceiro “.

            - Eu sempre frisei isso e gosto de reiterar: tinha uma desconfiança danada quando nós procurássemos os agricultores para poder montar essa parceria. Isso porque a dúvida deles era: será que nós vamos receber? É que tínhamos um histórico deles não receberem dos governos. Hoje não, graças a Deus, temos parceiros. A gente vê o sorriso deles quando chamamos para as ações, para expor seus produtos. O pagamento está em dia, isso é muito gratificante . A gente vê que está valendo a pena - disse o prefeito, entusiasmado.

            - São 18 meses que temos trabalhado intensamente e tenho que agradecer muito o comprometimento de todo o secretariado. Se todos chegassem às 8 horas e saísse às 17 horas, não estaríamos tendo isso. Temos secretários realmente comprometidos com o município.

            E agora vamos buscar o Prêmio de Empreendedor no dia 28 – concluiu o prefeito.

NOVA PÁGINA

            - Hoje estamos recebendo um escritório da Emater. Isso significa que deixamos de estar dependentes da outra cidade, que era Magé, e somos agora autônomos. Veio facilitar muito nossas ações junto ao produtor rural. A vinda da Emater vai dar um ganho muito grande para a cidade e para os produtores. E isso vai virar uma nova página para Guapimirim - disse ao Capital o Secretário Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca, Daniel Eugênio.

            O secretário lembrou que Guapimirim produziu no ano passado cerca de 5.000 toneladas de aipim, além de maracujá e banana, entre outros produtos. “E o que temos feito é melhorar as condições dos produtores. Estamos fornecendo, por exemplo, o triturado que é feito aqui na cidade. As podas de árvores não vão para o lixo, depois de trituradas pela prefeitura, viram adubo orgânico que é entregue aos produtores sem custo algum”.

            - A instalação da Emater é uma grande conquista nossa. Ela se soma à Pesagro, ao NDA [Núcleo de Defesa Animal] e o Incra. Trabalhamos para que a agricultura seja a mola mestre do município. Muitas iniciativas estão a caminho – anunciou Eugênio.

            - Nossos alunos têm uma merenda de qualidade e mais de 70% dos recursos da merenda escolar são utilizados na agricultura familiar local - destacou a secretária Cecília Pais.