Alexandre afirma ter solução para institutos de previdência dos municípios

Alexandre afirma ter solução para Marcelo Cunha          O ex prefeito de Duque de Caxias e deputado federal por cinco mandatos, Alexandre Cardoso, que foi ainda Secretário de Ciência e Tecnologia do Governo do Estado do Rio de Janeiro, disse ao Capital que tem uma proposta para solucionar os problemas de caixa dos institutos de previdência dos municípios e, consequentemente, impedir sua falência.

Os municípios sozinhos não têm condições de resolver este problema, depende da câmara federal e do governo federal.

Ele, que foi também deputado estadual por dois mandatos, explicou que seu projeto de criação do Fundo Nacional de Recuperação da Previdência Municipal “consiste na disponibilidade para os municípios de imóveis da União que não estejam sem utilização ou subutilizados”.

            - Não podemos cruzar os braços e deixar como está. Já pensou a pessoa trabalhar a vida toda, servindo à população, contribuir mensalmente e no final da vida não receber o que tem direito? Temos que trabalhar para garantir que isso não aconteça - afirmou o Cardoso.

            Segundo ele, a situação é muito grave na maioria das cidades brasileiras. “Quase todos os municípios estão com suas previdências quebradas, a grande maioria das prefeituras estão com os salários dos servidores aposentados e pensionistas atrasados e, se nada for feito, nunca conseguirão colocar em dia”.

EXPERIÊNCIA

            Autor do livro “Sua Cidade, Sua Casa”, lançado no final do ano passado, Alexandre Cardoso disse que pesquisou e estudou muito sobre as cidades e que um bom exemplo é Duque de Caxias, onde foi prefeito. “Belford Roxo não tem problemas com a previdência porque é uma cidade muito jovem e por isso tem poucos servidores aposentados. Já Duque de Caxias tem muitos inativos e pensionistas e um déficit muito grande”, comentou.

            Segundo ele, “a ideia é as prefeituras venderem esses imóveis que forem disponibilizados pelo governo Federal não para pagar despesas, mas para constituir fundos e aplicar esses montantes, gerando mais recursos e aumentando ou criando um patrimônio para os institutos municipais”..

            - Em Duque de Caxias, o projeto da Cidade dos Meninos está totalmente pronto, inclusive com custos levantados sobre o valor da descontaminação. Uma comissão da Prefeitura foi à Espanha e visitou uma universidade que promoveu a descontaminação de uma área semelhante. A comissão foi presidida pelo secretário Luiz Edmundo, um dos maiores especialista do Brasil em saneamento, e contou com representantes da Câmara Municipal – informou Alexandre Cardoso.