Veto de visita de assessor do Papa a Lula choca religiosos

Cristãos e pessoas de fé do mundo inteiro receberam com indignação a notícia de que a Justiça brasileira proibiu o Coordenador do Encontro Mundial dos Movimentos Sociais em Diálogo com o Papa Francisco, o advogado argentino Juan Gabrois, de visitar o pré-candidato à Presidência do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva.

 

Sem poder visitar Lula, Gabrois, que também é Consultor do ex-Pontifício Conselho Justiça e Paz, deixou no local como presente um terço abençoado pelo próprio Papa Francisco. A notícia, que foi tratada como mentirosa pela grande imprensa, foi confirmada pelo próprio Vaticano em vídeo. Grabois lamentou o ocorrido, “raro até mesmo em ditaduras”, segundo o Projeto Brasil Nação.

A proibição da visita se soma “a uma série de barbaridades jurídicas das quais Lula vem sido vítima”, segundo a entidade. “No Brasil, 90% dos brasileiros afirma que a Justiça não age de forma igual para todos. Ao mesmo tempo, Lula seria vitorioso em todos os cenários de acordo com todas as pesquisas. Além de milhões de brasileiros que o querem no Palácio do Planalto, Lula vem recebendo a solidariedade de juristas, intelectuais, rivais no pleito presidencial e de pessoas do mundo todo”.

Segundo o Projeto Brasil Nação, mais de 310 mil pessoas já assinaram o Manifesto Eleição Sem Lula é Fraude (Change.org/lula), versado em dez línguas. Intelectuais como Noam Chomsky, Thomas Piketty, Angela Davis e Slavoj Žižek com cerca de 300 outros pensadores lançaram outro manifesto em que afirmam que Lula é um preso político e pedem sua imediata liberação para que possa participar das eleições (https://chn.ge/2kpoxzi).