Logo

Prefeituras de Meriti e Caxias acabam com lixão clandestino no Metrópole

Prefeituras de Meriti e Caxias acabam PMSJM DivulgaçãoA Secretaria de Obras e Serviços Públicos de São João de Meriti iniciou, na manhã de terça-feira (28), uma operação em parceria com a Secretaria de Limpeza Urbana de Duque de Caxias, para retirada de dejetos de um terreno usado como lixão clandestino, no Jardim Metrópole, divisa entre os dois municípios. A meta é retirar mil toneladas de resíduos sólidos e entulho até esta sexta-feira. Estão sendo usados 10 caminhões para realização do serviço.

 

O acúmulo de lixo no terreno, que pertence à empresa Light, é provocado por carroças e caminhões que despejam detritos diariamente no local. Na ação de hoje, os carroceiros foram orientados sobre a ilegalidade do uso de animais de tração para o transporte de cargas. A força-tarefa também contou com apoio de vereadores das duas cidades, guardas ambientais e representantes da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade de São João de Meriti.

            O lixão, que é cercado por um CIEP estadual e pelas comunidades Olavo Bilac (Duque de Caxias) e Jardim Metrópole (São João de Meriti), propicia a proliferação de insetos, ratos e outros animais, trazendo risco de saúde aos moradores, que circulam com frequência pelo local. “O terreno será fechado e a Prefeitura de São João vai fazer uma passagem alternativa para os moradores terem acesso às ruas sem ter que passar pelo entulho”, explica o subsecretário de Serviços Públicos de São João de Meriti, Paulo César Dias.

            Os moradores aprovaram a iniciativa. “Quando fecharem o acesso vai melhorar para a gente. As crianças não vão mais ficar brincando no lixo”, disse Rogério Carlos de Carli. Participaram ainda da operação o secretário de Limpeza Urbana de Duque de Caxias, Jorge Silva; o fiscal ambiental de São João de Meriti, Marcel dos Santos, e os vereadores Rogério Fernandes (São João de Meriti) e Cláudio Thomáz (Duque de Caxias). “Esse lugar estava cheio de urubus e ratos. Melhorar a vida dos moradores é o mínimo que a gente pode fazer para que eles vivam num local limpo e que tenham higiene”, disse Rogério Fernandes.

2018 © Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Valente Soluções.