Indústria do Rio fecha trimestre com alta de 8,47% nas vendas

Foto: banco de imagensA indústria do Rio de Janeiro fechou o primeiro trimestre do ano com alta de 8,47% nas vendas reais em relação ao mesmo período do ano passado. A expansão dos empregos aconteceu em ritmo semelhante, com 8,25%. Também registraram alta a massa salarial (4,2%) e horas trabalhadas (5,76%). O desempenho indica um trimestre de forte desempenho, mesmo levando em conta a alta base de comparação do ano anterior. Apenas o resultado de março foi de queda nas vendas (-9,3%), prejudicadas pelo menor número de dias úteis, por conta do feriado de Carnaval. Os números estão nos Indicadores Industriais de março, divulgados pelo Sistema FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro).

Os destaques de vendas do trimestre foram as indústrias de Veículos Automotores (+32,28%), Edição e Impressão (+31,23%, com o lançamento de produtos de maior valor agregado), Outros Equipamentos de Transporte (+19,02%, puxado pela conclusão de embarcações), Máquinas, Aparelhos e Material Elétrico (+15,87%, com transferência de uma linha de produção de São Paulo para o Rio) e Refino, Combustível Nuclear e Álcool (+13,57%).           

As chuvas na Região Serrana foram responsáveis pela maior queda de vendas no trimestre, de 24,41% no setor de Têxteis. Em Máquinas e Equipamentos (-16,07%) e Borracha e Plástico (-7,14%), o período mais ameno diminuiu a venda de equipamentos de refrigeração e ventiladores. Em pessoal ocupado, a alta foi puxada por Máquinas, Aparelhos e Material Elétrico (+63,69%), Veículos Automotores (+27,71%) e Outros Equipamentos de Transporte (+18,45%), setores que também concentraram as maiores altas na massa salarial. As maiores retrações em pessoal foram detectadas nos setores de Papel e Celulose (-11,98%), Têxteis (-10,71%) e Material Eletrônico e Comunicação (-7,17%). Na média dos primeiros três meses de 2011, a pesquisa indicou alta de 5,76% das horas trabalhadas.

MEDCOR Exames Cardiológicos