Estado apresenta Plano de Desenvolvimento para Norte e Noroeste

Foto: Banco de imagensO secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Sérgio Ruy Barbosa, apresentou esta semana, as conclusões do estudo sobre o Plano de Desenvolvimento Sustentável do Norte e do Noroeste do Estado, durante evento realizado no Plenário Barbosa Lima Sobrinho, na Assembleia Legislativa (Alerj). O evento, promovido pelo Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado Jornalista Roberto Marinho, da Alerj, foi aberto pelo presidente daquela Casa, deputado Paulo Melo. Na ocasião, ele informou que o Rio oferece hoje um cardápio variado de investimentos de mais de US$ 180 bilhões até 2013, dentre os quais ele destacou a instalação de uma siderúrgica em São João da Barra e o megaprojeto do empresário Eike Batista, no Porto do Açú. Ele disse esperar que o governo ofereça subsídios para o desenvolvimento daquelas regiões. “É a interiorização do progresso”, enfatizou.

O secretário, em sua apresentação, explicou que o plano começou a ser gerado em 2007, quando se iniciaram as discussões com a Petrobras. O convênio com a estatal, porém, foi assinado em 2008 e o estudo foi concluído no ano passado. Ele explicou que o plano abrange 22 municípios das duas regiões e conta com 52 macroprojetos de curto, médio e longo prazos, com as especificações básicas e estratégias de suporte financeiro desses empreendimentos. Realizado pelo Consórcio Rionor - instituição contratada pelo Estado para este fim - o objetivo do plano é induzir o desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida da população local.

O secretário acrescentou que o evento na Alerj foi um primeiro encontro para a apresentação pública do plano. “A partir da disponibilização da carteira de projetos vamos começar a definir por onde vamos iniciar o trabalho, incluindo os investimentos previstos dentro do Plano Plurianual (PPA) 2012-2015, que está começando a ser elaborado agora”, disse ele.
MEDCOR Exames Cardiológicos