Legados e desafios de eventos esportivos em debate

A realização da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016 vai causar um grande impacto econômico, social e esportivo no Rio, no estado e no Brasil. Esta foi a síntese dos debates entre os integrantes da mesa redonda, liderada pelo ex-primeiro-ministro inglês Tony Blair, na manhã de sexta-feira (29), no Fórum Econômico Mundial da América Latina, em São Conrado, na Zona Sul do Rio. O tema do painel tratava dos desafios e dos legados que grandes eventos esportivos podem gerar nos lugares onde se realizam. Os debatedores concluíram que, se apenas um desses eventos já é suficiente para deixar muitos legados, a organização das duas principais competições esportivas do planeta num só país potencializa os benefícios.

O Brasil vai promover os dois eventos e, melhor ainda, no espaço de apenas dois anos entre as competições. Antes, apenas o México sediou as duas competições com o mesmo intervalo de tempo: em 1968, as Olimpíadas e em 1970, a Copa, quando a seleção brasileira conquistou o tricampeonato e a posse definitiva da Taça Jules Rimet.

O secretário de Fazenda, Renato Villela, representou o Governo do Estado na composição da mesa redonda, da qual também fizeram parte o presidente da Nike, Charlie Denson, o presidente da Street Football Word, Juergen Griesbeck, e o executivo da empresa Burson-Marsteller Mark Penn. Blair foi o primeiro a falar no painel. No dia em que as atenções da Inglaterra estavam voltadas para o casamento entre o príncipe William e a plebeia Kate Middleton, de cuja lista de convidados fora excluído, o ex-primeiro-ministro britânico cumpriu agenda no Fórum. Foi em seu governo que o Comitê Olímpico Britânico candidatou Londres para sediar as Olimpíadas de 2012. O político, atualmente, está ligado ao esporte dirigindo uma fundação que organiza cursos para profissionais de atividades esportivas básicas em seu país, além de cumprir com suas funções de representante da Organização das Nações Unidas (ONU) para o Oriente Médio.

MEDCOR Exames Cardiológicos