“Sistema de correção do INSS é perverso com aposentados”

Os aposentados continuam perdendo o poder de compra em função do sistema de correção das aposentarias utilizado pela Previdência Social, segundo a ASAPREV-Associação dos Aposentados e Pensionistas da Previdência Social no Estado do Rio de Janeiro. “É comum na política brasileira ouvir-se fanfarrices de governos bradando a plenos pulmões que houve melhoria na distribuição de renda no País”, constata a entidade.

 - Os aposentados, porém, estão perdendo o poder de compra pelo absurdo sistema de correção das aposentadorias usada pela Previdência, onde são aplicados dois percentuais diferenciados de reajuste. Os que recebem um salário mínimo são agraciados com um percentual maior. Os que recebem acima de um salário mínimo são punidos com um índice de correção bem menor - acusam os dirigentes da entidade.

  

A ASAPREV considera “muito estranho” este critério, porque os 24 milhões de aposentados do setor privado pertencem ao mesmo RGPS. “Onde já se viu qualquer empresa empregadora usar tal esdrúxulo sistema entre seus contratados? As Centrais Sindicais, O Ministério do Trabalho, o Ministério Publico, a OAB, o STF e a própria Previdência Social não aceitaram essa invencionice”. “É inconcebível o mal que está sendo causado a esses oitos milhões de pessoas”, repudia a ASAPREV.