Indústria reduz uso da capacidade instalada

Banco de Imagens

O nível de utilização da capacidade industrial instalada (UCI) ficou abaixo da mediana em janeiro deste ano. O índice UCI ficou em 45,2 pontos no primeiro mês do ano. O índice varia entre 0 e 100 pontos: indicadores acima de 50 pontos indicam nível da UCI aquecido. Os dados fazem parte da pesquisa Sondagem Industrial, divulgada segunda-feira (21) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Segundo o economista da CNI, Marcelo Azevedo, a queda foi provocada pela redução da demanda. “A indústria se antecipou e ajustou a sua produção ao perceber que a demanda está em declínio desde o final do ano passado”, disse.

O número de janeiro ficou abaixo do nível de dezembro do ano passado (48,2 pontos), que já indicava a redução do ritmo da atividade industrial. Essa queda não ocorria desde a crise econômica mindial, em 2008. Mesmo com a queda no índice de ocupação da capacidade instalada, as empresas mantiveram os estoques estáveis, com 50,4 pontos. O número demonstra que a redução na atividade era esperada pela indústria. Em fevereiro, a expectativa dos empresários é de otimismo nos próximos seis meses. Todos os índices aumentaram quando comparados à pesquisa de janeiro. O maior destaque é para o setor exportador, cuja expectativa subiu de 49 para 51,6 pontos. Entre as grandes empresas, a expectativa subiu para 54,4 pontos ante 49,8 medidos em janeiro. O otimismo com relação à demanda aumentou de 58,2 pontos para 61,3 pontos.

A partir dessa edição, as pesquisas sobre o nível de utilização da capacidade instalada, evolução de estoques, evolução de número de empregados e expectativa de número de empregados passam a ser feitas mensalmente. A pesquisa foi feita com 1.449 empresas de grande, médio e pequeno portes, entre os dias 31 de janeiro e 14 de fevereiro.

MEDCOR Exames Cardiológicos