Thiago Barreto concorre a uma cadeira na Alerj

  • Published in Jornal

Thiago é neto do vereador José Barreto, que teve sete mandatos consecutivos em Duque de Caxias

Foto: Jornal Capital Caxias_Vereador em Duque de Caxias de 2013 a 2016, Thiago Barreto (PTC) está concorrendo a uma vaga de deputado estadual. Neto do vereador José Barreto, que tinha base eleitoral no Distrito de Xerém e exerceu sete mandatos consecutivos na Câmara de Duque de Caxias de 1959 a 1988, Thiago atua profissionalmente na área de seguros. Em 2012 foi eleito para uma cadeira na Câmara Municipal disputando com outros 20 candidatos locais, Xerém, no quarto distrito. Em 2016, a disputa já foi com quase 50 candidatos. Saiu como o mais votado, não obtendo o mandato por questão de legenda. Na cidade, que tem 29 cadeiras na Câmara, ficou como o 26º mais votado.

Em entrevista ao Capital, Thiago comentou a situação atual do Estado. “O Rio de Janeiro vive um momento muito complicado, temos que lutar com vontade para recuperar o nosso estado das dificuldades herdadas de diversas gestões, de gestores que não tiveram o carinho de olhar para a população.

Foto: Jornal Capital Caxias_Thiago Barreto citou o avô como um exemplo a ser seguido. “Ele sempre foi um grande exemplo e eu sempre fui muito companheiro dele. Após o falecimento de minha avó, passei a morar com ele. Eu tinha 12 anos. Sempre o admirei pelo carinho e o respeito que a população teve com ele. Um exemplo de homem de bem, honesto e respeitado. Uma pessoa que sempre olhava para as necessidades da população. Isso ficou demonstrado pelo carinho da população durante toda sua vida. Ele deixou a política em 1988 do mesmo jeito que entrou: humilde e sem fortuna. Veio a falecer em 2002. Somente em 2012 que fui disputar minha primeira eleição. Com certeza ele foi meu grande motivador”, disse emocionado.

Ao comentar a realidade do município nos dias de hoje, disse: “Duque de Caxias é uma cidade muito importante não só pelo seu potencial econômico, mas também pela questão geográfica. É a cidade mais importante da Baixada Fluminense. Eu vejo hoje que a cidade não está desenvolvendo o potencial que poderia alcançar. Temos uma deficiência muito grande na questão da educação, por exemplo. São 164 escolas da rede municipal, escolas essas que precisam de reforma na estrutura geral, desde a parte elétrica até o telhado. Não adianta entrar o governo e fazer uma coisa superficial. A saúde também é um ponto muito crítico. Tem a questão da segurança, estamos sofrendo muito e não vai se resolver se não houver um aumento do efetivo da cidade para ter um policiamento ostensivo, temos 700 policiais no Batalhão. Nas ruas, não são de 200.

- Outra coisa que eu acho muito importante é o investimento na área do saneamento básico. A gente sabe que tem bairros que sofrem muito. Precisam de saneamento e pavimentação. Isso tem que ser um trabalho constante. Tem que cuidar desses canais e rios que cortam nossa cidade. As águas de outras cidades passam por aqui.  As enchentes são constantes. Não adianta não resolver os problemas e querer construir outras escolas, hospitais e cemitérios sem focar primeiro nas prioridades do que já existe e que tem que funcionar.

Para Thiago Barreto, deveria haver um esforço maior das autoridades locais. “Tem que haver entrosamento entre os governos. Como eu falei: se não houver prioridade nas questões, a gente não vai avançar. E acredito que se houvesse um empenho maior dos políticos da cidade para cobrar as demandas necessárias, não estaríamos nessa situação. Tanto o governo federal quanto o estadual, porque existe em Caxias hoje uma grande disputa de interesses. A cidade está dividida por grupos de políticos e isso vem atrapalhando seu desenvolvimento. Isso tem que acabar. Entendo que no dia que houver pensamento único pela nossa cidade as coisas vão avançar muito.

Finalizando, o candidato diz: “Eu quero dizer que a nossa cidade precisa de renovação. Vejo que a população está muito ferida com essa forma antiga de fazer política, de se prometer o que não pode ser concluído, em uma época de eleição onde se fala tudo. E dizer que, com o quadro antigo que aí está, não vai haver mudanças. Eu acredito muito que está havendo uma nova mentalidade política, voltada aos reais interesses do povo. Creio que a população vai apostar na renovação, observar quem ela já deu oportunidade, já dedicou seu voto de confiança e que esse não foi correspondido. Que ela possa escolher pessoas novas na vida política mas que já mostram seu potencial e vontade de trabalhar para o crescimento da cidade. Acho que o candidato tem que ter conteúdo, tem que conhecer os problemas dos quatro distritos do município e, depois de eleitos, buscarem caminhos para a solução desses problema. Esse é o nosso objetivo. Que a população possa avaliar isso com carinho e saber escolher”.

MEDCOR Exames Cardiológicos