Estudantes da Faetec criam guarda-sol com carregador solar

  • Published in Jornal

Estudantes da Faetec criam SCERJ DivulgaçãoA turma de Administração de Empresa da Faetec João Luiz do Nascimento, em Nova Iguaçu, criou um guarda-sol com carregador solar e porta USB. O produto, batizado de Guarda-Sol Fotovoltaico, foi desenvolvido por 45 alunos durante o trabalho de conclusão de curso, como componente curricular de projeto final. A ideia era criar um objeto que aliasse tecnologia e lazer, de forma sustentável e segura.

- Eles implantaram no mercado um produto que satisfaz as necessidades da população que busca ambientes de lazer, como praias e clubes, e que usa, nesses momentos, aparelhos eletrônicos com necessidade de uma fonte de energia para seu carregamento - explica Sandro Zgur, professor-orientador.

O “Guarda-Sol Fotovoltaico” foi desenvolvido a partir de um guarda-sol comum, que, através de uma placa de célula fotovoltaica (dispositivo semicondutor), afixada em uma das abas do tecido da barraca, faz a conversão da energia solar em eletricidade. Esse processo transforma o sombreiro em bateria solar capaz de carregar dispositivos como celular, rádios, tablete etc.

No protótipo, a entrada de USB é colocada na estrutura de aço e vem com uma capa para proteção de maresia. A fiação elétrica fica instalada por dentro dos cabos de aço, com saída na parte superior da aranha (fecho do chapéu). Nesses moldes, a placa solar fica semifixa no sombreiro, possibilitando o usuário usá-la ou não, quando for um dia nublado.

- A diferença para um carregador portátil, por exemplo, é que este precisa ser carregado previamente por energia elétrica e o seu tempo de uso é curto. Afinal, a energia não é ilimitada. Sendo assim, pensamos na energia solar, por ser limpa e renovável, para facilitar a vida do cliente – destaca Gabriel Ferreira, 17, aluno e idealizador do projeto. Gabriel afirma que o “Guarda-Sol Fotovoltaico” é um dos melhores dispositivos como esse já desenvolvidos e possui custo de produção mais acessível.

O preço estimado para o consumidor final seria em torno de R$ 199,00. O produto inovador conquistou o “Prêmio Jovem Empreendedor 2018”, concedido pela Câmara de Vereadores de Nova Iguaçu. Com a ideia, os estudantes já planejam legalizar a empresa que construíram e patentear o produto.

MEDCOR Exames Cardiológicos
MEDCOR Exames Cardiológicos