Helinho, Presidente da Grande Rio: “A Comunidade é o nosso combustível”

Foto: Alberto ElloboQuase duas semanas depois do incêndio que consumiu todo o barracão da Escola de Samba Acadêmicos do Grande Rio, no dia 7 de fevereiro, o presidente Helinho de Oliveira garantiu que a Escola irá para a avenida “com muita garra e determinação”. “Tudo foi queimado em apenas 22 minutos, menos a nossa paixão e o carinho da comunidade com a Escola”, disse Helinho ao Capital durante uma entrevista exclusiva concedida entre seus principais colaboradores e os operários que trabalham em dois turnos na montagem dos carros que a Escola vai levar para a Marquês de Sapucaí. Segundo Helinho, são cerca de 400 pessoas trabalhando no barracão e outros locais.

Caçulinha das grandes escolas, a Grande Rio está enfrentando uma grande luta contra o tempo, segundo Helinho. “Não há espaço para a tristeza. Nossa hora hoje tem 62 minutos, pois nosso dia já chega a 25 horas. Minha residência virou uma sucursal do barracão, parentes e amigos estão trabalhando em tempo integral, assim como centenas de outras pessoas em vários locais, para que entremos na avenida de cabeça erguida. Além de nossas 36 alas, levaremos quatro alegorias grandes e quatro tripés. Seremos quatro mil pessoas, sendo 3.700 da comunidade de Duque de Caxias”, enfatizou Helinho, um caxiense de berço e que em nenhum momento da entrevista mostrou abatimento.

- Não podíamos deixar de encarar a realidade de frente. Não temos tempo para tristezas. Estamos trabalhando duro, pois é o mínimo que podemos fazer para a nossa comunidade e para todos que vão para a avenida nos prestigiar”, disse Helinho bastante emocionado, ao mesmo tempo que acompanha de perto o dia a dia no barracão número 7 da Cidade do Samba.

A Grande Rio vai desfilar pelo Grupo Especial no dia 7 de março, com o enredo “Y-Jurerê Mirim - A Encantadora Ilha das Bruxas (Um conto de Cascaes)”, contando lendas e histórias da Ilha de Florianópolis. A Escola fará o último ensaio técnico em sua quadra, no centro de Duque de Caxias, nesta terça-feira, dia 22. O desfile técnico final, a céu aberto, vai acontecer no domingo, dia 27, na  avenida Automóvel Clube, em Santa Cruz da Serra, a partir das 19h, onde são esperadas cerca de 50 mil pessoas. “O caldeirão vai ferver na avenida”, concluiu Helinho, um dos fundadores da Grande Rio, a qual preside há 17 anos, depois de passar por outros cargos, como diretor social e vice-presidente.

ENSAIO APÓS O INCÊNDIO ESTIMULOU “A VOLTA POR CIMA”

Helinho (D) e o carnavalesco Cahê Rodrigues / Foto: Alberto ElloboO presidente Helinho disse que o caminho a ser seguido foi mostrado por cerca de quatro mil pessoas que lotaram a quadra em Caxias no dia seguinte ao incêndio. “A diretoria ficou surpresa com a iniciativa do público em cantar o samba enredo, quando é de costume, ao abrir o ensaio técnico, a bateria aquecer e depois é que o puxador entra. Foi só subirmos o palco que começou o samba, antes de qualquer outra coisa”, lembrou emocionado Helinho. Segundo ele, naquele momento, se existia alguma dúvida se a escola iria desfilar ou não, ela foi por terra. “A comunidade é o nosso combustível, o nosso catalizador”.

Helinho acrescentou que as 3.200 fantasias que são doadas à comunidade e que foram queimadas, estão sendo feitas novamente. “Ninguém vai ficar sem fantasia. Este compromisso é meu e de toda a diretoria da Escola” disse Helinho, afirmando que todos “estão arrancando forças de todo lugar que é possível”, citando os nomes de Jaider Soares, presidente de Honra, Leandro Soares, patrono, Milton Perácio e toda a equipe administrativa, além de artistas como Suzana Vieira, Regina e Paloma Duarte, Raul Gazola e Hugo Gross, em um universo de milhares de pessoas e componentes da Escola.

O presidente da Grande Rio deixou uma mensagem importante para a comunidade de Duque de Caxias. “O carinho e o apoio da comunidade é o principal combustível para nos conduzir à avenida depois da tragédia que nos abalou tanto. O nosso sonho é entregar um título de Campeã. E isso vai ser concretizado muito em breve, podem ter certeza, pois continuaremos trabalhando muito nessa direção”, assinalou o presidente, lembrando alguns grandes momentos da Escola nos últimos anos, como o vice-campeonato conquistado no ano passado.