Companhia apresentou soluções que unem inovação, reaproveitamento e responsabilidade ambiental no II Encontro Municipal de Educadores Ambientais de Duque de Caxias
A Braskem, petroquímica global que desenvolve soluções sustentáveis da química e do plástico para melhorar a vida das pessoas, participou, na tarde da última quarta-feira (4), do II Encontro Municipal de Educadores Ambientais de Duque de Caxias, que contou também com a presença de Netinho Reis, prefeito de Duque de Caxias e Vinicius Thomaz, secretário de Meio Ambiente da cidade. A iniciativa marcou as celebrações da Semana do Meio Ambiente, promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Convidada para abrir o evento, no painel Duque de Caxias Sustentável - Nosso Compromisso com o Futuro, a companhia apresentou suas ações em prol da economia circular, propondo uma reflexão sobre a importância do plástico na sociedade.
A apresentação destacou que o plástico, quando utilizado de forma consciente e aliado à inovação, ao design circular e ao descarte correto, pode ser parte da solução para os desafios ambientais. A Braskem investe em iniciativas concretas para transformar esse conceito em prática, desde tecnologias para produção de resinas com conteúdo reciclado até o desenvolvimento de embalagens circulares por meio do Cazoolo, lab de design da companhia. Além disso, promove programas voltados à reciclagem, à inclusão social e à conscientização nas escolas.
“A economia circular depende de inovação, responsabilidade compartilhada e sustentabilidade financeira. Acreditamos que a educação é essencial para a mudança cultural necessária para esse processo. Nesse sentido, a participação da Braskem no evento nos trouxe uma grande oportunidade de abrir esse debate junto aos educadores ambientais que atuam no município de Duque de Caxias, onde estão nossas fábricas no estado do RJ”, afirma Josiane Costa, Especialista de Relações Institucionais da Braskem.
Leia também: Braskem celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente com ações de educação e reciclagem
No estado do Rio de Janeiro, a Braskem mantém três unidades industriais no polo petroquímico de Duque de Caxias e lidera iniciativas com foco em sustentabilidade e desenvolvimento local. Entre os destaques estão a água de reuso, com meta de abastecimento 100% sustentável até 2028 e a destinação ambientalmente adequada de resíduos sólidos, incluindo compostagem e aproveitamento energético por biomassa. A companhia também investe em programas como o Programa de Educação Ambiental, que capacita e incentiva a educação ambiental nas escolas, e o Ser+, focado na profissionalização de cooperativas de reciclagem.
Além de apoiar políticas públicas que promovem a economia circular de carbono neutro, a Braskem também participa ativamente de discussões internacionais sobre o tema, como o Acordo Global do Plástico, promovido pela ONU, contribuindo com propostas técnicas que buscam soluções efetivas e adaptadas às diferentes realidades.
