Deputado Marcelo Dino defende ampliação da medida
A Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) recebeu nesta quinta-feira (5) um importante reforço em sua frota: 205 viaturas semi-blindadas foram entregues pelo governo estadual, como parte de uma estratégia de fortalecimento das ações de segurança pública e de proteção aos agentes que atuam em áreas de risco.
A iniciativa acontece em paralelo a esforços legislativos que vêm sendo feitos no mesmo sentido. Um exemplo é a Indicação nº 1395/2023, apresentada pelo deputado estadual Marcelo Dino (União), solicitando a aquisição de viaturas blindadas para os batalhões da PM fluminense. O parlamentar, que é policial militar de carreira, tem pautado seu mandato na defesa da valorização da tropa e na adoção de medidas que salvem vidas.
“As viaturas com blindagem são fundamentais para garantir mais segurança aos policiais diante do alto poder de fogo das organizações criminosas. É preciso avançar cada vez mais nesse tipo de investimento”, destacou Dino.
![]() |
A solenidade foi realizada no Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, na Glória. Os novos veículos fazem parte do processo de modernização da frota da PMERJ e representam um investimento de R$ 30,6 milhões por parte do Governo do Estado.
- Segurança pública é um dos nossos compromissos mais firmes com a população. Estamos reforçando o patrulhamento ostensivo com equipamentos modernos, tecnologia e pessoal qualificado. Essas novas viaturas ajudam a salvar vidas, especialmente dos policiais, e a proteger o cidadão fluminense todos os dias. Nosso governo tem feito os maiores investimentos em segurança porque sabemos que não há desenvolvimento possível sem ordem, paz e coragem para enfrentar o crime de frente - disse o governador.
Leia também: Alerj regulamenta repasse de informações de operadoras de celular à polícia
Do total entregue, são 106 SUVs Renault Duster e 99 picapes Fiat Titano, que compõem o segundo lote de 758 viaturas previstas para este primeiro semestre. Desde 2022, o Governo do Estado já adquiriu 1.714 viaturas. Além disso, o investimento em segurança pública já ultrapassa R$ 4 bilhões, incluindo modernização de unidades, equipamentos de inteligência e tecnologia como câmeras corporais, drones e sistemas de reconhecimento facial.
A entrega das novas viaturas representa um avanço no processo de modernização das forças de segurança do estado. A tecnologia embarcada e a proteção balística parcial dos veículos visam reduzir a vulnerabilidade dos policiais militares em operações nas comunidades e áreas conflagradas. O governo também prevê novas aquisições ao longo do ano, reforçando a política de reaparelhamento da corporação.
Segundo dados mais recentes do Instituto de Segurança Pública (ISP), o estado do Rio registrou, em abril deste ano, o menor número de roubos de veículos dos últimos 14 anos - uma queda de 24% em relação ao mesmo período de 2024. Os homicídios dolosos também caíram 10% no mês. De janeiro a abril, mais de 14 mil pessoas foram presas em flagrante e 263 fuzis foram apreendidos, um aumento de 10% em comparação com o ano anterior.