Alunos do Passaporte Universitário se formam no Programa de Iniciação Científica do ICTIM
- Published in Matérias
55 estudantes e 15 professores orientadores participaram da segunda edição do PIC
A Prefeitura de Maricá, por meio do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTIM), realizou a formatura de 55 alunos do Passaporte Universitário no Programa de Iniciação Científica (PIC) na manhã deste sábado (23/11). Quinze professores orientadores também foram diplomados, junto com seus orientandos.
Essa foi a segunda edição do projeto. A formatura aconteceu no auditório da Incubadora de Inovação Social Mumbuca Futuro, no Centro. Os orientandos tiveram a oportunidade de expor o pôster de seus trabalhos no espaço.
Para o diretor de Tecnologia do ICTIM e coordenador do programa, Márcio Campos, o PIC 2023 marca a conclusão de mais um ciclo de pesquisa que enriquece o ambiente de conhecimento. “O destaque é que as pesquisas realizadas estão diretamente relacionadas ao território da cidade, impactando a vida dos moradores”, acredita.
"Os orientadores, que são servidores do município, aplicam e desenvolvem conhecimentos científicos junto aos orientandos, buscando soluções para os desafios da cidade. Os alunos do Passaporte Universitário ampliam ainda mais a inclusão produtiva em Maricá. É importante ressaltar o empenho de todos os envolvidos no ICTIM, especialmente da Diretoria de Tecnologia", ressaltou o diretor.
A secretária municipal de Ciência, Tecnologia e Formação, Adriana Costa, falou da importância da parceria entre as instituições. "Quando se conta a história do ICTIM, lembramos a história do Passaporte Universitário, que começou em 2019. O ICTIM deu esse complemento importante com o PIC. Reencontrando aqui tantos colegas, lembro o quanto sonhávamos em ver essa evolução no nosso município. Hoje, vivenciamos essa evolução", acredita.
Leia também: Maricá participa de painel no G-20 Social
"Quero agradecer o empenho dos orientadores e pesquisadores. Além do legado que fica, também tem a continuidade desse projeto, que abre uma janela de novas oportunidades para vocês. A pesquisa e a Ciência da cidade dependem de vocês", acrescentou o diretor de Inovação Social do ICTIM, Daniel Campos.
Incentivo científico aos ‘passaporteanos’
Na cerimônia, os alunos Adriana Maciel de Oliveira, Elisa Lampes Ramos e Pedro Henrique Figueiredo de Faria representaram todos os formandos, junto aos orientadores Jorge Antônio Paes Lopes, Rafael Viana da Silva e Rafaela Gomes Corrêa.
Aluna de Medicina Veterinária da UniVassouras, Adriana Maciel de Oliveira, disse que o programa representou um marco em sua trajetória pela universidade. "Voltei às carteiras de uma universidade por causa do Passaporte Universitário e, quando soube do PIC 2022, vi uma oportunidade de aprendizado. O PIC foi um divisor de águas em minha vida acadêmica. Participei das duas edições e me apaixonei ainda mais pela pesquisa. Sou muito grata pela oportunidade de buscar soluções para os problemas de minha cidade, descobrindo oportunidades e pensando Ciência", disse a formanda.
"As pesquisas desenvolvidas no âmbito do PIC 23 contribuíram para planejar o território de Maricá, rumo ao desenvolvimento sustentável local, com discussões acerca de transição energética, mudanças climáticas, segurança alimentar, conservação dos recursos naturais, e inovação social e tecnológica. É também uma grande oportunidade para a formação de cidadãos mais engajados com as necessidades do município, enquanto agentes de multiplicação em Ciência e Tecnologia", afirmou a orientadora Rafaela Gomes Corrêa.
Evento contou com duas palestras
A cerimônia também contou com a palestra "O que aprendemos na Pandemia de Covid-19?", com o virologista Amilcar Tanuri. O médico, que é consultor do ICTIM e faz parte da Comissão Especial Avaliação de Bolsas (Ceab), abordou o recém-lançado livro do PIC 2022, com 12 trabalhos de alunos orientandos sobre a Covid-19.
"É um ponto de reflexão para todos, entendendo como a pandemia de Covid-19 afetou as nossas vidas e como nós conseguimos passar por ela", ressaltou Tanuri, que acompanha o percurso das pesquisas do PIC ao longo do desenvolvimento.
Já a coordenadora-geral da Incubadora de Inovação Social Mumbuca Futuro, Julia Fernandes, fez uma apresentação de suas ações ao longo do ano. Durante o monólogo, Julia deu destaque às iniciativas de Economia Solidária que o projeto vem executando.