Palácio Tiradentes recebe atrações internacionais na 14ª edição do Riowindsfestival

A realização é do Projeto Música no Museu e o público pôde assistir, gratuitamente, a músicos instrumentistas dos Estados Unidos e de Singapura

O Palácio Tiradentes, sede histórica da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), foi palco da 14ª edição do Festival Internacional de Sopros, o RioWindsFestival, na noite da quinta-feira (07/11). O espetáculo, que é uma realização do Projeto Música no Museu, teve entrada gratuita e contou com a apresentação de atrações internacionais: o músico Mezraq Ramli, de Singapura, e os sopros do Texas Chamber Winds, grupo de professores de música em diversas instituições de ensino superior do Texas, nos Estados Unidos.

Maior série de estilo musical no Brasil, o Música no Museu é parceiro do Palácio Tiradentes e tem o objetivo de fomentar a musicalidade de concerto em espaços culturais. A iniciativa itinerante comemora 27 anos, trazendo a participação de instrumentistas de sopros do exterior.

Durante o espetáculo, o público assistiu a interpretações de óperas dos consagrados compositores franceses Charles Gounod e George Bizet e o dinamarquês Svend S. Schultz, por meio da apresentação dos instrumentistas. O diretor musical do grupo Texas Winds, Eric Allen, falou sobre a experiência da visita e de se apresentar em um prédio tão histórico para o Rio de Janeiro. “Essa é minha primeira vez no Brasil. É uma honra tocar em um lugar tão legal. Fizemos um tour aqui e conhecemos esse Palácio tão surpreendente”, disse.

Leia também: Comissão de Segurança Pública da Alerj discutiu escala dos policiais militares

Fomento à cultura

Segundo Fernanda Figueiredo, diretora de Cultura da Alerj, desde que a sede histórica do Parlamento foi reaberta ao público, em 2023, o prédio voltou ao calendário de espetáculos da cidade do Rio.

“O Palácio Tiradentes volta para o cenário cultural do Corredor Histórico, junto com outros locais que também fazem parte do Música no Museu. É sempre uma honra abrir as portas para o público para esse tipo de evento, que mistura música, cultura e entretenimento”, comentou.

O diretor do projeto, Sergio da Costa e Silva, destacou sua alegria em poder realizar o projeto no Palácio: “Agradecemos ao presidente da Alerj Rodrigo Bacellar pela parceria. Nossa programação se encontra no site musicanomuseu.com.br e durante o mês de novembro estamos trazendo concertos de sopros, totalmente gratuitos”.

Quem acompanhou a apresentação foi Silvana Moraes. Ela mora no Catete e contou que é frequentadora assídua dos espetáculos do Projeto. “Venho acompanhando o Música no Museu desde julho. Eu amo e sou completamente apaixonada por música. E essa é uma oportunidade de vermos coisas diferentes e maneiras diversas de tocar”, contou a espectadora.