Governador ressalta potencial econômico e oportunidades de investimento no estado

No seminário Esfera RJ, Cláudio Castro destacou o crescimento do PIB e os avanços na governança digital como evidências de um ambiente mais favorável aos negócios no estado 

O governador do Rio, Cláudio Castro, afirmou que o Rio de Janeiro tem um papel crucial na retomada econômica do país, destacando a melhoria dos índices e a criação de um ambiente mais favorável para investimentos, durante os dois dias de participação no Seminário Esfera RJ

- evento que discute os desafios e oportunidades do Brasil na atualidade. Neste sábado (31/08), o segundo dia do encontro com empresários ocorreu no Hotel Copacabana Palace.

 - Ao trazermos eventos como o Esfera para o Rio de Janeiro, mostramos um estado absolutamente preparado para receber investimentos. Não só nos setores de óleo e gás ou de serviço, mas até em áreas como a de logística. A infraestrutura do Rio melhorou demais. Estamos reformando todas as estradas, refazendo as conexões necessárias. Na pauta da sustentabilidade, que hoje é um divisor de águas, o Rio de Janeiro é o estado que mais trabalha a questão ambiental no país – ressaltou o governador.

No painel “Rio de Janeiro, uma vitrine de potencial”, o governador ressaltou que o estado tem hoje um melhor ambiente de negócios. Castro afirmou que, desde a concessão dos serviços da Cedae, o Rio de Janeiro incorporou a agenda ambiental. O governador lembrou que, nos últimos três anos, o estado investiu mais de R$ 4 bilhões em limpeza de rios e em contenção de encostas.

Leia também: Equipe econômica detalha medidas para cortar R$ 26 bi em gastos

A governança digital foi outro ponto de destaque apresentado pelo governador às lideranças presentes ao Esfera RJ. Castro lembrou que o Estado do Rio é o segundo entre os mais avançados do país no tema, de acordo com o ranking anual do Índice Abep-Tic.

- Modernizamos muito a gestão. Estávamos em 21º no ranking de governança digital, quando entrei no governo. Hoje, somos o segundo colocado. A concessão da Cedae fez com que a Baía de Guanabara esteja cada dia mais limpa. Você tem praias como Flamengo, Botafogo e Paquetá, balneáveis depois de 20 anos – comentou Castro.

Também participaram de painéis do evento os secretários da Casa Civil, Nicolla Miccione, e da Fazenda, Leonardo Lobo, na discussão sobre “Concessões, PPPS e reforma tributária”; Além do presidente da Loterj, Hazenclever Cançado, que falou sobre “Uma aposta no futuro”.

Abertura realizada no Palácio Laranjeiras

Na noite de sexta-feira, o governador Cláudio Castro recepcionou empresários, personalidades e autoridades convidadas para a abertura do Seminário Esfera RJ no Palácio Laranjeiras. Em seu discurso, ele enalteceu os valores do Rio de Janeiro, como protagonista econômico do país. Em sua participação no painel “Inovação e reformas estruturais”, o governador exaltou os avanços recentes do estado, que registrou um crescimento do PIB de 3,1% e a menor taxa de desemprego desde 2012. O debate contou com o apresentador Luciano Huck, o empresário Daniel Goldberg e o fundador do Claure Group, Marcelo Claure. 

- O Rio durante um período acabou sendo o epicentro de uma grande crise enfrentada pelo Brasil. Mas o que tenho para apresentar aqui é um novo estado, que está abandonando de vez o atraso e o desemprego. O crescimento do PIB e a redução da taxa de desocupação em nível histórico são indicadores claros dessa retomada - destacou Castro.