ARTIGO: O caos no fornecimento de energia elétrica. Quem paga o prejuízo?

No Brasil, a crise das concessionárias de energia elétrica tem sido uma pauta frequente nos últimos anos devido às constantes interrupções no fornecimento e aos problemas estruturais que afetam a qualidade do serviço prestado. Essa situação tem impactado milhões de consumidores em todo o país, que sofrem com a falta de energia em momentos cruciais do dia a dia.

Uma das principais questões que tem levado a essa crise é a falta de investimentos por parte das concessionárias na modernização e ampliação das redes de distribuição de energia. Muitas delas operam com estruturas antigas e obsoletas, o que compromete a eficiência e a confiabilidade do sistema elétrico, causando falhas e interrupções frequentes.

Além disso, a falta de manutenção adequada das redes de distribuição e dos equipamentos também contribui para os problemas enfrentados pelas concessionárias. A falta de investimento em tecnologias que poderiam ajudar a prevenir e detectar falhas no sistema elétrico, como os sistemas de monitoramento em tempo real, também é uma questão que tem impactado negativamente a qualidade do serviço oferecido.

Outro problema enfrentado pelas concessionárias de energia elétrica no Brasil são as condições climáticas adversas, como tempestades e ventos fortes, que frequentemente causam danos nas redes de distribuição e resultam em interrupções no fornecimento de energia.

Leia também: ARTIGO: A importância dos IFs na formação de mão de obra qualificada e no desenvolvimento do país

Diante desse cenário, os consumidores têm sido os mais afetados, sofrendo com as consequências das constantes interrupções no fornecimento de energia. Além dos transtornos causados pela falta de luz, muitos consumidores também têm prejuízos materiais, como perda de alimentos em geladeiras e danos em equipamentos eletrônicos.

Para resolver a crise das concessionárias de energia elétrica no Brasil, é necessário que haja um maior comprometimento por parte das empresas em realizar investimentos na modernização e ampliação das redes de distribuição, na manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos e na adoção de tecnologias que possam melhorar a eficiência e a confiabilidade do sistema elétrico.

Além disso, é fundamental que os órgãos reguladores e fiscalizadores do setor elétrico atuem de forma mais rigorosa na cobrança de melhorias por parte das concessionárias e na aplicação de penalidades em caso de descumprimento das normas e metas estabelecidas.

Somente com ações efetivas por parte das concessionárias, dos órgãos reguladores e governamentais e o envolvimento da sociedade civil será possível superar a crise das concessionárias de energia elétrica no Brasil e garantir um fornecimento de energia elétrica seguro e de qualidade para todos os consumidores.

Carlos Senna
Assessor especial da Presidência
da Finep e ex-presidente do ICTIM