ARTIGO: Pré-vestibular Comunitário Solano Trindade tem Aula Magna

Os pré-vestibulares comunitários são uma iniciativa louvável que visam democratizar o acesso ao ensino superior, oferecendo preparação gratuita e de qualidade para estudantes de baixa renda. Esses cursos são uma forma de inclusão social e oportunizam a realização do sonho de ingressar em uma universidade. Além disso, contribuem para reduzir as desigualdades educacionais ao oferecer suporte para aqueles que não têm condições de pagar por um curso preparatório.

É importante que essas iniciativas sejam valorizadas e apoiadas, pois representam uma importante ferramenta de transformação social. Por meio dos pré-vestibulares comunitários, jovens de diferentes realidades socioeconômicas podem ter a chance de conquistar um futuro melhor através da educação.

ARTIGO CARLOS SENNA Pr vestibular Comunitrio Solano Trindade tem Aula Magna Reproducao InstagramNo último sábado (17/2), ocorreu a Aula Magna do Pré-vestibular Comunitário Solano Trindade de Saracuruna. O Coletivo de Educação popular é oriundo do precursor Pré-vestibular para negros e carentes, organizado por grupos da Igreja Católica de Santana e militantes de organizações estudantis em meado dos anos 90.

Leia também: ARTIGO: Banda Sullester grava clipe em Saracucuna

De lá pra cá, o movimento passou por diversas escolas públicas, funcionando por um tempo também na Biblioteca Comunitária Solano Trindade no Cangulo, com vários grupos se revezando na Coordenação. Atualmente, o projeto funciona no CIEP Paulo Mendes Campos com o apoio total da direção.

A manhã foi marcada por depoimentos de vários ex-alunos com destaques e suas respectivas áreas. Abrindo esse momento o professor Antônio Carlos Oliveira lembrou a importância de o projeto carregar o nome de Solano Trindade.

Também foram apresentados dos aprovados de 2023, que foi o ano com a maior taxa de aprovação da história do projeto, chegando a 70% de aprovação.

O Pré-vestibular tem sede fixa no Centro Popular de Cultura Onofrevo, em Saracuruna, e suas aulas acontecem no CIEP Paulo Mendes. O projeto conta com ainda com o apoio dos Coletivos Marimba Literária, Rock Popular Caxiense e Casarão da Cultura de Duque de Caxias, em Jardim Primavera e tem como um dos seus membros fundadores o professor Antônio Carlos.

Carlos Senna

Assessor especial da Presidência

da Finep e ex-presidente do ICTIM