Cine Henfil exibe filmes sobre Cauby Peixoto e Legião Urbana

Programação gratuita terá ainda documentário, curtas infantis e animação entre os dias 2 e 4 de junho

A Secretaria de Cultura de Maricá divulgou a programação especial do Cine Henfil deste fim de semana (de 2 a 4 de junho), que vai exibir documentário, curtas infantis e longas sobre música, entre eles o filme “Cauby”, sobre a vida do cantor Cauby Peixoto; e “Somos tão jovens”, sobre a banda Legião Urbana, liderada por Renato Russo que marcou uma geração nos anos de 1980. As sessões do “Henfil Musical” acontecem às 15h, 17h e 19h, com a distribuição de ingressos na bilheteria antes do início dos filmes.

Além dos filmes musicais de destaque, haverá a exibição de nove curtas metragens infantis e a animação “O Menino e o Mundo”, que recebeu indicação ao Oscar. Também está na programação o documentário ‘Bob Rum a História de um Silva’, que conta a história de vida e carreira de MC Bob Rum, responsável por um dos maiores clássicos do funk.

“O cinema público Henfil proporciona atividades com entrada gratuita à população, dando momentos de lazer, conhecimento e a capacidade de fazer o espectador se emocionar e refletir”, afirmou o secretário de Cultura, Leandro Dasilva.

Administrado pelo Centro de Criação de Imagem Popular (Cecip), o Cinema Público Municipal Henfil tem capacidade para 200 pessoas, sendo 190 com assentos comuns, quatro para pessoas obesas, quatro para cadeirantes e outras duas para pessoas com mobilidade reduzida, além de moderno equipamento cinematográfico com tela e projetor de áudio e vídeo. O Cine Henfil fica na Rua Alferes Gomes, 390, Centro, Maricá.

 Leia também: PROTÓTIPO DO ÔNIBUS DE HIDROGÊNIO ESTÁ EM EXPOSIÇÃO NA BARRA DE MARICÁ

Programação

Sexta-feira (02/06) - 19h - Somos tão Jovens.

Sábado (03/06) - 15h – Curtas infantis de animação: Cebolas são azuis, Pelotas de regurgitação, Chifre de Camaleão, O arroz nunca acaba, Seu dente e meu bico, O anão que virou gigante, O muro era muito alto, Até a China e Eu queria ser um monstro.

- 17h – Bob Rum a História de um Silva

- 19h – Somos Tão Jovens

Domingo (04/06) - 15h – O Menino e o Mundo

- 17h – Somos Tão Jovens

- 19h – Cauby

Sinopses

Cauby: a história de vida e carreira de MC Bob Rum, o responsável por um dos maiores clássicos do funk "rap do Silva", que despontou durante a década de 1990. Com depoimentos de amigos e membros da família, o documentário narra a vida do funkeiro, desde a infância, passando pela descoberta da relação com a música, até os altos e baixos da carreira.

Somos tão jovens: o filme se passa em Brasília, 1973 e acompanha Renato (Thiago Mendonça), que acabou de se mudar com a família para a cidade, vindo do Rio de Janeiro. Na época ele sofria de uma doença óssea rara, a epifisiólise, que o deixou numa cadeira de rodas após passar por uma cirurgia. Obrigado a permanecer em casa, aos poucos ele passou a se interessar por música. Fã do punk rock, Renato começa a se envolver com o cenário musical de Brasília após melhorar dos problemas de saúde. É quando ajuda a fundar a banda Aborto Elétrico e, posteriormente, a Legião Urbana.

Bob Rum a história de um Silva: a história de vida e carreira de MC Bob Rum, o responsável por um dos maiores clássicos do funk "rap do Silva", que despontou durante a década de 1990. Com depoimentos de amigos e membros da família, o documentário narra a vida do funkeiro, desde a infância, passando pela descoberta da relação com a música, até os altos e baixos da carreira.

O menino e o mundo: na animação, um garoto mora com o pai e a mãe, em uma pequena casa no campo. Diante da falta de trabalho, no entanto, o pai abandona o lar e parte para a cidade grande. Triste e desnorteado, o menino faz as malas, pega o trem e vai descobrir o novo mundo em que seu pai mora. Para a sua surpresa, a criança encontra uma sociedade marcada pela pobreza, exploração de trabalhadores e falta de perspectivas.