Logo

Presidente da Alerj recebe comitiva do parlamento da Hungria

A vice-presidente do Parlamento húngaro, Márta Mátrai, esteve na Assemblia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), na quarta-feira (22/03), para um encontro com o presidente da Casa Legislativa, deputado Rodrigo Bacellar (PL).

Além da troca de experiência entre as duas casas legislativas, a comitiva visitou as instalações do Parlamento Fluminense e foi ao Palácio Tiradentes, antiga sede da Assembleia. Durante a reunião, Márta falou dos avanços do país nos últimos anos, com políticas de proteção à criança e ações que geraram a queda do desemprego, e ela convidou os deputados a visitarem o Parlamento da Hungria.

“É sempre muito interessante a troca de cultura e de experiência. A Marta é jurista, assim como eu, e uma pessoa formidável. Acho que o ponto mais importante dessa reunião foi analisar as mudanças legislativas que eles sofreram a partir de 2003, em especial em 2010, quando mudaram totalmente a Constituição do país e nos mostraram em números os avanços que eles alcançaram”, disse Bacellar. Entre as melhorias destacadas no país nos últimos 13 anos, está a queda do número de desempregados.

Segundo Márta, desde 2010, quando a Hungria passou a ofertar em massa cursos profissionalizantes, levando grande parte da população para trabalhos públicos, o número de desempregados despencou. “Trabalhadores que começaram as suas carreiras como varredores de rua conseguiram mudar de cargo e aumentar seu ganho salarial”, contou.

Além do panorama econômico e político apresentado, Márta Mátrai convidou os deputados da Alerj para visitarem o país. “Temos trabalhado em algumas áreas que podem servir como modelo de políticas públicas a serem aplicadas aqui também, como a criação de novos postos de trabalho. Seria muito interessante a visita de uma comitiva do Rio ao nosso parlamento”, comentou.

Leia também: OPERAÇÃO ENERGIA LEGAL DA ENEL IDENTIFICA 169 FURTOS EM DUQUE DE CAXIAS

Grupo de trabalho

Agradecido pelo convite, Bacellar disse que montou um grupo de trabalho para analisar as ações apresentadas e vai discutir a possibilidade de visitar o país. “Vamos carinhosamente analisar o que foi implementado lá e avaliar o que conseguimos aproveitar aqui, levando em consideração, é claro, a nossa realidade. Falei também de possivelmente fazermos uma agenda conjunta entre o Poder Executivo e uma parte do Parlamento para irmos à Hungria ver de perto o que eles nos apresentaram”, concluiu o presidente. Foi a primeira agenda internacional de Bacellar à frente da Alerj.

Na comitiva estava a vice-diretora de Relações Institucionais do Parlamento europeu, Beatriz Kese; o Embaixador do país, Zoltán Szentgyörgyi; e o Cônsul-Geral da Hungria em São Paulo, Zsuzsanna László. O grupo aproveitou a oportunidade para conhecer o plenário da Assembleia, além das instalações da TV Alerj e da rádio da Casa. Os visitantes também estiveram no Palácio Tiradentes e se mostraram impressionados com a beleza do histórico prédio.

2018 © Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Valente Soluções.