Governo do Estado cumpre agenda nos Estados Unidos relacionada à Semana Mundial da Água

Vice-governador e secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade Thiago Pampolha trocou experiências sobre governança ambiental e segurança hídrica em Maryland

O vice-governador e secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha, participa, da última quarta-feira (22/03) até sexta-feira (24/03), da Conferência da ONU sobre as Águas, em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

Pampolha iniciou sua agenda nos Estados Unidos ao se reunir com a vice-governadora de Maryland, Aruna Miller, para trocar experiências sobre governança ambiental e segurança hídrica. O encontro rendeu ainda uma visita ao Maryland Environmental Service, instituição responsável pela promoção de serviços ambientais no estado norte-americano.

O encontro em Maryland faz parte de uma série de agendas do Governo do Estado do Rio de Janeiro nos Estados Unidos relacionadas à Semana Mundial da Água.

 - É crucial que tenhamos essa troca com outras nações, com realidades distintas da nossa. A partir de encontros como esses podemos não só explorar novas ideias, como também ajudar na busca por soluções, por meio da experiência e do vanguardismo fluminense - afirmou o vice-governador do Rio de Janeiro.

A principal pauta discutida pelas autoridades foi a Baía de Guanabara, já que Maryland possui larga experiência com a despoluição da Baía de Chesapeake, maior estuário nos Estados Unidos, com cerca de 166.534 km2 e que deságua no Oceano Atlântico. A ideia foi compartilhar as iniciativas de cada localidade no que diz respeito à recuperação e gestão ambiental dos corpos hídricos.

Leia também: VEREADORES RETOMAM DEBATE SOBRE OS SERVIÇOS PRESTADOS PELA ÁGUAS DO RIO NO MUNICÍPIO

Durante a visita ao Maryland Environmental Service, Pampolha também discutiu com os diretores e técnicos assuntos como a gestão de resíduos sólidos e ações de enfrentamento às mudanças climáticas.

Conferência da ONU - Em Nova Iorque, o objetivo é discutir desafios globais de acesso à água, ameaçado, entre outros fatores, pela poluição e pelas mudanças climáticas. O encontro decidirá ação conjunta para alcançar as metas internacionais acordados sobre o tema, incluindo os que estão presentes na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

 - A bagagem promete voltar cheia de ideias e projetos para implantação no estado do Rio, que já trata dessa questão com prioridade máxima – expôs Thiago.

Além do vice-governador e secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha, integram a comitiva do Estado do Rio de Janeiro a subsecretária de Recursos Hídricos, Saneamento e Sustentabilidade Ambiental, Ana Asti, e o subsecretário executivo, José Ricardo Brito.